Vivian Oswald - O Globo
Expectativa do governo brasileiro é a de que o país vai receber cerca de US$ 10 bi entre investimentos chineses e linhas de crédito
PEQUIM - Em reunião nesta sexta-feira no Palácio do Povo, em Pequim, o presidente Michel Temer disse ao colega Xi Jinping que o Brasil é destino seguro para investimentos. A expectativa do governo brasileiro é a de que o país vai receber cerca de US$ 10 bilhões entre investimentos chineses e linhas de crédito.
Em encontro com o primeiro-ministro da China, Li Leqiang, Temer comemorou a queda do desemprego no Brasil nos últimos três meses. A despeito da diferença do fuso horário e da nuvem de poluição que chegou à capital chinesa ao mesmo tempo que a comitiva brasileira, o presidente Michel Temer começou cedo a programação do seu segundo dia de viagem à China. Antes das sete horas da manhã, saiu para uma caminhada no Ritan Park, a cerca de 50 metros do seu hotel.
À tarde, participou da cerimônia de oferenda de flores aos herois da República Popular da China, pouco antes de ser recebido pelo presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Yu Zhengsheng e pelo primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, para quem destacou a queda no nível do desemprego.
O Brasil e a China vão facilitar a concessão de vistos para turistas e empresários. Os vistos de múltiplas entradas terão prazo de até 5 anos e não mais de três anos. China e Brasil também firmam um acordo da indústria cinematográfica para produções conjuntas. Além disso, estão previstos entendimentos sobre facilitação de comércio eletrônico entre os dois países e um entendimento na área de metrologia, a ser assinado entre o Inmetro e a Administração Geral de Supervisão de Qualidade Inspeção e Quarentena da China, para garantir a troca de informações sobre a segurança de produtos destinados ao consumo. No final do dia, Temer será recebido para um banquete em sua homenagem no Palácio do Povo.
Uma nuvem de poluição parece ter chegado à capital chinesa com a comitiva presidencial brasileira. Desde que Temer desembarcou em Pequim, os índices de poluição, que chegaram bater 4AQI está semana, não pararam de subir . Durante a chegada de Temer ao Palácio do Povo, o indicador estava a 205 AQI, quase 10 vezes acima do nível considerado razoável pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para se ter uma ideia em dias considerados muito poluídos na cidade de São Paulo, o indicador vai a 100aqi.