O ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desponta como favorito na corrida pela próxima vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Competente e de atuação discreta, Gonçalves ganhou holofotes a partir de palavras que cochichou a Lula, na posse do presidente do TSE, recebendo como resposta tapinhas camaradas na bochecha. A imagem ganhou as redes sociais, com reações indignadas de bolsonaristas.
Missão cumprida
Há dias, na diplomação, microfones captaram uma frase enigmática de Gonçalves a Alexandre de Moraes: “Missão dada, missão cumprida”.
Falta negro no STF
Gonçalves é o favorito não apenas pela lealdade e o saber jurídico: Lula, que pôs Joaquim Barbosa no STF, acha que falta um negro na Corte.
Zanin na parada
A vaga é a de Ricardo Lewandowski, que se aposentará aos 75 anos em maio, e tem candidatos fortes como o jovem advogado Cristiano Zanin.
Correndo por fora
Também batalham pela vaga Bruno Dantas, do TCU, e Pierpaolo Bottini, advogado da JBS flagrado com o então PGR Rodrigo Janot num boteco.
Diário do Poder