quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Produção de biogás pode aumentar 15 vezes

 O setor deve receber R$ 60 bilhões em investimentos em oito anos

A produção ocorre com fontes como os dejetos agrícolas | Foto: Gerald Krieseler/Pixabay
A produção ocorre com fontes como os dejetos agrícolas | Foto: Gerald Krieseler/Pixabay

A produção de biogás no Brasil tem potencial para chegar a 100 milhões de metros cúbicos por dia. Ainda assim, a produção nacional em 2021, bateu apenas 2,3 milhões de metros cúbicos diários. Contudo, a boa notícia é que o país pode multiplicar por 15 esse resultado em duas décadas, chegando a 30 milhões a cada 24 horas.

Os dados são da Associação Brasileira de Biogás (ABiogás). Esse tipo de gás “é uma fonte de energia renovável, produzido através de resíduos orgânicos”, explicou ao portal AgroMais Tamar Roitman, gerente executiva do órgão. Ela explica que a formação da matéria-prima ocorre com o refugo de atividades como a produção agropecuária, da agroindústria e e o tratamento de esgotos das cidades.

Em 10 anos, os investimentos para a produção de biogás no Brasil dobraram. E a expectativa é que mais R$ 60 bilhões sejam injetados no setor nos próximos oito anos, de acordo com o G1. A indústria do biogás pode um gerar grande impacto em toda a sociedade, na opinião de Tamar.

“Precisamos de mais energia renovável, no combustível, no gás de cozinha, na energia elétrica”, argumenta. “E temos uma energia que pode ser produzida localmente e chegar até as nossas residências.”

Para o agronegócio, por exemplo, além de servir como destinação para os resíduos da produção, transformando o que era descartado em recurso, é possível obter a carne metano zero. “Aquela carne completamente descarbonizado, sem emissão de gases do efeito estufa”, explicou Tamar.

Artur Piva, Revista Oeste