Banco Central publica a nova previsão no Relatório Trimestral de Inflação. Anteriormente, o documento estimava que o crescimento da economia chegaria a 1,7% neste ano. Elevação de 1 ponto porcentual
A mais recente previsão do Banco Central estima que a economia Brasileira cresça 2,7% em 2022. A instituição divulgou a nova prévia para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do país nesta quinta-feira, 29.
O Banco Central publicou a nova previsão no Relatório Trimestral de Inflação. Anteriormente, o documento estimava que o crescimento da economia chegaria a 1,7% neste ano. Ou seja: a elevação foi de 1 ponto porcentual.
“A evolução dos indicadores mensais e o efeito esperado dos estímulos fiscais recentemente aprovados também sugerem que o terceiro trimestre deve ser mais positivo do que o esperado anteriormente”, informa o documento. “Essas surpresas se refletem em nova revisão positiva para a projeção de crescimento do PIB de 2022, que passou de 1,4% para 2,7% entre analistas de mercado e de 1,7% para 2,7% na projeção do Banco Central.”
O número apresentado na nova previsão está próximo da estimativa publicada no Relatório Focus da última segunda-feira, 21. De acordo com o documento elaborado pelo mesmo banco, o PIB do Brasil deve crescer 2,67%.
A nova previsão do Banco Central para o crescimento da economia do Brasil se aproxima da expectativa da UBS, um dos maiores bancos internacionais de investimentos. A instituição estrangeira projeta que o PIB brasileiro aumente 2,8% em 2022.
Paulo Guedes, Ministro da Economia, acredita em números ainda melhores. Segundo o Economista, o crescimento do Brasil pode chegar a 3% em 2022. “Se não fizer nada daqui até o fim do ano, já cresceu 2,6%”, afirmou ele na primeira quinzena de setembro, referindo-se ao PIB. “Pode chegar a 3%.”
Além disso, em entrevista ao Flow Podcast concedida na terça-feira 27, o ministro disse que o país deve crescer mais que a China. De acordo com Paulo Guedes, é a primeira vez que isso ocorre em 42 anos.
Banco Central prevê mais crescimento da economia e menos inflação
No documento publicado hoje, O Banco Central também revisou a prévia da inflação. Ao contrário da previsão para o crescimento do PIB, que trouxe números maiores, a nova projeção para o fechamento do Índice de Preços ao Consumidor de 2022 caiu de 8,8% para 5,8% — a estimativa também está próxima das projeções do Relatório Focus.
Artur Piva, Revista Oeste