A Fretebras intermediou quase 5 milhões de transportes de cargas entre os meses de janeiro e junho
Dentro da plataforma Fretebras, o volume de fretes relacionados ao agronegócio cresceu 33% no primeiro semestre de 2022. Os dados foram divulgados na oitava edição do relatório sobre os transportes intermediados pela empresa.
Entre janeiro e junho, a plataforma on-line intermediou quase 5 milhões de fretes. O volume financeiro movimentado com os pagamentos pelos transportes, assim, ficou próximo de R$ 50 bilhões. Cerca de 36% desse montante veio com as cargas do agronegócio, de acordo com o relatório da empresa, ou seja, o setor foi responsável por quase R$ 17,5 bilhões em negócios o sistema da Fretebras.
Na primeira posição entre cargas do agronegócio, os transportes de fertilizantes geraram 25% do movimento. Na segunda posição aparece a soja, seguida do milho. As duas culturas são os carros-chefes da agricultura brasileira.
“Apesar dos problemas de estiagem no Sul que afetaram a produção da soja, produtos como o milho e o trigo tiveram ótima performance no semestre, e ambos devem atingir produções recordes até o fim do ano”, informa o relatório. “O clima favorável para as culturas da segunda safra traz boas perspectivas para o agronegócio nos próximos meses”, complementa o documento.
Leia também: “O Brasil vai alimentar o mundo”, entrevista concedida por Celso Moretti, presidente da Embrapa, para a Revista Oeste
Artur Piva, Revista Oeste