terça-feira, 20 de outubro de 2020

Elencos mais caros da Champions League custam R$ 50 bilhões; conheça a lista

 Fase de grupos começa nesta 3ª feira

Francês Mbappé é o mais valorizado

Clubes ingleses estão entre os mais caros da competição, enquanto o francês Mbappé é o mais valorizado; na imagem, o Stade de France, em ParisReprodução/Wikimedia Commons


A fase de grupos da Uefa Champions League, campeonato de clubes mais importante do mundo, que reúne os principais times da Europa, começa nesta 3ª feira (19.out.2020).

A competição é conhecida por contar com os times com o maior valor de mercado do futebol. Na última edição, a final foi entre Bayern de Munique e Paris Saint-Germain. Os alemães foram campeões.

Pouco mais de 2 meses depois da final da edição 2019/2020, a fase de grupos da nova temporada começa com novidades. Há 4 clubes estreantes na etapa: Rennes (FRA), Krasnodar (RUS), Istanbul Başakşehir (TUR) e Midtjylland (DIN).

Levantamento feito pelo Poder360, com base nos dados da KPMG Benchmarking, consultoria especializada no tema, mostra os 10 jogadores mais caros da competição e os 10 clubes com o maior valor de mercado em seus elencos.

Os 10 clubes com elenco mais valioso são avaliados em 7,514 bilhões de euros, valor equivalente a R$ 49,4 bilhões pela cotação de 2ª feira (19.out).

Neymar é o único atleta brasileiro entre os 10 mais valorizados da liga. Depois dele, já fora do top 10, estão Alisson, goleiro do Liverpool (28º lugar), avaliado em 81 milhões de euros; e Gabriel Jesus, atacante do Manchester City (30º lugar), com valor estimado em 80 milhões de euros.

O português Cristiano Ronaldo, 5 vezes eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, é avaliado em 69 milhões de euros. Ele é o 46º colocado da lista.

A Inglaterra abriga os 3 clubes mais com elenco mais caro da competição (Manchester City, Liverpool e Chelsea). Na lista dos 10 times mais caros, há ainda outros 2 ingleses: o Manchester United e o Tottenham Hotspurs.

Paulo Motoryn, Poder360