sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Amazon supera projeções com resultados do terceiro trimestre e registra novo recorde de lucro

Lucro foi de US$ 6,3 bilhões. 

Crescimento vem após um 

segundo trimestre que já tinha

computado o melhor resultado

histórico da companhia


Amazon Mobile
(Shutterstock)

Amazon (AMZO34F) continua se beneficiando da procura crescente por compras online, em um cenário no qual diversos países continuam adotando medidas de isolamento social para combater a pandemia de Covid-19. A gigante, mais conhecida por seu comércio eletrônico, reportou nesta quinta-feira (29) os resultados financeiros para o terceiro trimestre de 2020 – e superou as projeções dos analistas.

O lucro foi de US$ 6,3 bilhões, ou US$ 12,37 por ação. Analistas consultados pela Refinitiv (Thomson Reuters Financial & Risk) e pelo portal Yahoo projetavam retornos de US$ 7,41 por ação neste trimestre. O lucro representa o triplo dos US$ 2,1 bilhões vistos no terceiro trimestre de 2019.

Já a receita ficou em US$ 96,1 bilhões no terceiro trimestre de 2020, alta de 37% sobre o mesmo período de 2019. As previsões eram de US$ 92,7 milhões.

Esse crescimento vem depois de um segundo trimestre que já tinha sido considerado muito positivo. A Amazon havia lucrado US$ 5,2 bilhões – então seu melhor resultado histórico, de uma série que começou há 26 anos. O terceiro trimestre coloca um novo recorde. Na comparação com o segundo trimestre de 2020, o lucro expandiu 21%.

A ação da Amazon encerrou o dia cotada a US$ 3.211,01 na bolsa tecnológica americana Nasdaq, uma alta de 1,52%. Mas a ação caía cerca de 1,40% no after market em Nova York. Em 2020, o papel acumula alta de cerca de 74%.

O que deu certo no terceiro trimestre de 2020

Em comunicado sobre o balanço trimestral, a Amazon destacou ter criado 400 mil vagas de emprego em 2020. Também frisou os resultados da temporada de descontos Amazon Prime Day.

O crescimento tanto nos mercados locais quanto nos internacionais se acelerou. A receita líquida na América do Norte cresceu 39% na comparação entre o terceiro trimestre de 2019 e o terceiro trimestre de 2020. Na comparação entre os mesmos períodos de 2018 e 2019, a alta havia sido de 24%. Da mesma forma, o mercado internacional viu uma expansão de 37% contra uma alta de 18%.

Uma área desacelerou seu crescimento, porém: o serviço de computação em nuvem AWS. As vendas dessa divisão ficaram em US$ 11,6 bilhões nesse trimestre, uma expansão anual de 29% sobre os resultados do terceiro trimestre de 2019. Os números ficaram dentro das projeções dos analistas. Mas vale lembrar que o crescimento havia sido de 35% no terceiro trimestre de 2019, na comparação com o terceiro trimestre de 2018.

As receitas líquidas na América do Norte representam 62% do mix da Amazon, enquanto as vendas internacionais têm uma fatia de 26%. A AWS completa a porcentagem, com 12% de presença nos resultados da Amazon.

Expectativas para o quarto trimestre da Amazon

A gigante do ecommerce espera que suas vendas fiquem entre US$ 112 bilhões e US$ 121 bilhões no quarto trimestre deste ano, o que representaria uma alta de 28% a 38% na comparação com o mesmo período de 2019. Os analistas esperavam algo similar, com vendas em US$ 112,3 bilhões.

“Estamos vendo mais consumidores do que nunca fazendo compras antecipadas por seus presentes de Natal. Esse é um dos sinais de que teremos uma temporada de final de ano sem precedentes”, escreveu Jeff Bezos, fundador da Amazon, no comunicado.

A receita operacional (considerando despesas) deve ficar entre US$ 1 bilhão e US$ 4,5 bilhões no quarto trimestre, contra os US$ 3,9 bilhões vistos no quarto trimestre de 2019. Essa previsão já leva em consideração custos de US$ 4 bilhões por conta da pandemia de Covid-19.

Para o terceiro trimestre de 2020, a Amazon havia separado US$ 2 bilhões. São gastos com material de proteção aos funcionários, limpeza das sedes e aumento de salários, por exemplo.

Mariana Fonseca, InfoMoney