Ministra da Agricultura explica que o aumento do consumo fez subir o valor do produto
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, garantiu que o preço do arroz cairá com a chegada da nova safra, prevista para janeiro de 2021. De acordo com a integrante do Poder Executivo, o vírus chinês desequilibrou o mercado de grãos em todo o mundo. Também os brasileiros passaram a consumir mais o produto. Dessa forma, o preço subiu. Entre outras medidas adotadas pelo governo para conter o aumento, o Brasil autorizou a importação da Guiana e do Paraguai.
“No mundo, houve um desequilíbrio em vários preços dos produtos das commodities. O arroz foi um desses. Nós passamos a comer mais arroz, o auxílio emergencial fez aumentar essa demanda. Em setembro, tiramos o imposto de importação, ele parou de subir e hoje tem ligeira queda. Vamos ter nova sofra chegando em janeiro e os preços vão reduzir”, assegurou a ministra, durante uma live com o presidente Jair Bolsonaro, na quinta-feira 29.
A ministra também informou que todos os recursos previstos no Plano Safra deste ano foram contratados. E estão sendo investidos pelo setor agrícola, por exemplo, na construção de instalações para produção de aves, suínos e confinamento de gado. Além disso, segundo Tereza Cristina, parte dos recursos do plano estão indo para a agricultura familiar. Vários títulos de regularização de terras já foram entregues a produtores rurais do programa.
Cristyan Costa, Revista Oeste