segunda-feira, 21 de maio de 2018

Com preço do petróleo em alta e reestruturação, ações da Petrobras têm perspectiva positiva. Valorização no ano chega a 78%




Ana Paula Ribeiro, O Globo

As ações da Petrobras acumulam alta superior a 60% no ano, graças à valorização do petróleo no mercado externo e aos efeitos da reestruturação da empresa. Este mês, a estatal voltou a superar a Ambev em valor de mercado. A perspectiva para os papéis ainda é positiva, mas especialistas alertam que esse é um investimento de médio e longo prazos, já que as eleições levarão volatilidade ao mercado.

As ações preferenciais (PN, sem direito a voto) da estatal têm valorização de 59,3% no ano, e as ordinárias (ON, com voto), de 78,3%. No mesmo período, a alta do Ibovespa, índice de referência da Bolsa, é de apenas 8,7%. Hoje, os papéis estão muito acima do patamar registrado no início de 2016, quando a cotação do barril do petróleo havia caído a cerca de US$ 20 — agora está perto dos US$ 80 —, e temia-se que a Petrobras precisasse de uma capitalização, dado o tamanho de sua dívida.

Mais