terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Justiça condena Tarso Genro e 2 ex-prefeitos petistas de Porto Alegre

Justiça condena Tarso Genro e 2 ex-prefeitos petistas de Porto Alegre

Atual governador do Estado e seus correligionários terão que pagar multa de R$ 10 mil e podem ficar inelegíveis



Elder Ogliari - Agência Estado

A Justiça do Rio Grande do Sul condenou os ex-prefeitos de Porto Alegre Tarso Genro, Raul Pont e João Verle, todos do PT, e os ex-secretários municipais da Saúde Henrique Fontana, Lúcio Barcelos e Joaquim Kliemann ao pagamento de R$ 10 mil de multa e à perda dos direitos políticos por cinco anos, a contar do trânsito em julgado da decisão.

 
Governador do Rio Grande do Sul pode perder direitos políticos - Wilton Junior/Estadão
Wilton Junior/Estadão
Governador do Rio Grande do Sul pode perder direitos políticos
 
Eles foram acusados pelo Ministério Público Estadual de atos de improbidade administrativa por terem feito contratações temporárias de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem entre 1993 e 2002, dispensando o concurso público para a admissão. A juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública, Vera Moraes, sustentou que a demanda da população não era provisória, mas permanente, o que descaracterizava a motivação para contratações emergenciais.

Todos os réus vão recorrer ao Tribunal de Justiça. Aqueles que quiserem podem se candidatar a cargos eletivos neste ano porque a suspensão dos direitos políticos só vai vigorar se a sentença condenatória perdurar depois de julgamento em última instância. Os acusados alegam que as contratações eram necessárias, emergenciais, e foram feitas em períodos em que não havia disponibilidade de concursados para chamar.