quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sem surpresas, Dilma anuncia três trocas no ministério

Aloizio Mercadante será o novo chefe da Casa Civil, Arthur Chioro assumirá a pasta da Saúde e Henrique Paim comandará o Ministério da Educação

Gabriel Castro e Marcela Mattos - Veja
 
O  ministro da Educação, Aloizio Mercadante, explica os dados do ENADE 2012
O  ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que assumirá a Casa Civil (Antonio Cruz/ABr)

A presidente Dilma Rousseff oficializou nesta quinta-feira as três primeiras mudanças em sua equipe ministerial. Não houve surpresas: Aloizio Mercadante trocará o Ministério da Educação pela Casa Civil, já que a ministra Gleisi Hoffmann deixa o posto para concorrer ao governo do Paraná.

O lugar de Mercadante será ocupado por Henrique Paim,  hoje secretário-executivo da Educação. Na pasta da Saúde, Alexandre Padilha passará o cargo para Arthur Chioro, atual secretário de Saúde de São Bernardo do Campo (SP). Padilha disputará o governo de São Paulo nas eleições de outubro.

A posse dos novos ministros será na próxima segunda-feira, no Palácio do Planalto. As trocas foram anunciadas em nota pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Leia também: Dilma e seus 70 ministros

As mudanças devem continuar nos próximos dias, já que outros ministros deixarão o cargo para disputar as eleições. Mas Dilma ainda tem problemas a resolver: para garantir uma aliança ampla nas eleições, ela pretende abrigar o PTB e o Pros na equipe ministerial. Por outro lado, o PMDB quer receber um sexto ministério, em um pleito que pode ter consequências nas disputas regionais.