A atriz decidiu se desligar da organização beneficente após ser criticada por se associar com empresa que mantém fábrica em assentamento judeu na Cisjordânia
Scarlett Johansson no tapete vermelho do 70 º Festival Internacional de Cinema de Veneza, em 03/09/2013 - AFP
A parceria de Scarlett Johansson com a marca SodaStream, que comercializa máquinas de fazer refrigerante caseiro, causou problemas entre a atriz e a Oxfam, organização beneficente da qual ela fazia parte desde 2005 e se tornou embaixadora em 2007. A controvérsia se deu porque a marca israelense mantém uma fabrica em um assentamento judeu na Cisjordânia, território disputado pelos palestinos. Segundo informações do The Hollywood Reporter, a empresa alega ter em seu quadro de funcionários palestinos e israelense, e que mantém um bom convívio entre eles.
Scarlett foi criticada por ativistas e, por este motivo, na quarta-feira, um porta-voz anunciou que a atriz decidiu se desligar da ONG por existir uma divergência de opinião, já que ela apoia a interação econômica e social entre israelenses e palestinos.
Nesta quinta-feira, a Oxfam publicou uma carta em seu site oficial, na qual diz aceitar o pedido de Scarlett de deixar a organização. “A Oxfam acredita que empresas, como a SodaStream, que atuam em assentamentos, colaboram com a pobreza e negam os direitos do povo palestino, os quais apoiamos”, diz um trecho do texto. “Johansson trabalhou na Oxfam e ajudou a diminuir o impacto de desastres naturais, levantou fundos para salvar vidas, e lutou contra a pobreza”, finaliza o comunicado.
O comercial da atriz para a marca de refrigerante já rendeu outro burburinho durante a semana. A Fox, detentora dos direitos do Super Bowl deste ano, baniu a exibição da propaganda durante a final campeonato de futebol americano. A peça, em que a atriz esnoba as duas gigantes do ramo de bebidas gaseificadas, Coca-Cola e Pepsi, de um jeito sexy, seria veiculada no intervalo do programa, que tem as duas marcas entre os seus patrocinadores.
O vídeo do comercial no YouTube, chamado Sorry, Coke and Pepsi (Me perdoem, Coca e Pepsi), publicado na última segunda-feira, já possui mais de 4,8 milhões de visualizações.