segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Critics’ Choice Awards 2019 é marcado por empates surpreendentes, discurso emocionante de Lady Gaga e vitória de ‘Roma’; veja lista de vencedores

Depois do ‘Globo de Ouro’ inaugurar a temporada 2019 de premiações em Hollywood,
foi a vez do Critics’ Choice Awards anunciar os eleitos de sua 24ª edição neste domingo
(13). Promovida e votada pelos especialistas da Broadcast Film Critics Association e da
Broadcast Television Journalists Association, a cerimônia foi comandada pelo ator Taye
Diggs, de All American, que iniciou o bapho com um tributo à diversidade.
Tem sido outro grande ano para filmes e programas de TV e não só foi um ano incrível para a criatividade, como também foi para a inclusão de todas as pessoas sub-representadas. Todas essas pessoas de todos os gêneros e orientações desempenharam papéis proeminentes tanto na frente quanto atrás das câmeras em muitos dos maiores filmes, séries de TV e streaming deste ano. Estou falando de homens e mulheres de ascendência asiática, latino-americanos, nativos americanos e Ilhas Pacífico. Mas particularmente foi um ótimo ano para os afro-americanos. Os cineastas negros ganharam um recorde de US$ 1,5 bilhão nas bilheterias domésticas em 2018. Isso obviamente é algo muito próximo do meu coração, então pensei em festejar com um sincero tributo musical“, disse ele antes de fazer uma paródia divertidíssima do hit “I Like It”, de Cardi B, em que enalteceu produções como “Pantera Negra”, “Podres de Rico” e “Creed II”.
Taye Diggs faz paródia de ‘I Like It’ no Critics’ Choice Awards 2019 (Foto: Kevin Winter/Getty Images for The Critics’ Choice Awards)
E o primeiro prêmio da noite foi para a diva Lady Gaga, que subiu ao palco para receber a estatueta de “Melhor Canção” por “Shallow”, do fenômeno “Nasce Uma Estrela”, acompanhada por um dos compositores da música, Anthony Rossomando.
Lady Gaga e Anthony Rossomando agradeceram ao prêmio de ‘Melhor Canção’ no Critics’ Choice Awards 2019. (Foto: Kevin Winter/Getty Images for The Critics’ Choice Awards)
Com um papel na mão, ela leu seu agradecimento. “Isso significa o mundo para nós. Eu nunca vou esquecer quando escrevemos essa música junto com Mark Ronson e Andrew Wyatt”, disse Gaga sobre seus colegas compositores, antes de falar sobre Bradley Cooper, diretor do filme. “Eu nunca vou esquecer de interpretá-la para o Bradley pela primeira vez e ver seu rosto se iluminar, e depois cantarmos juntos, take atrás de take. Eu fiquei hipnotizada tanto quanto minha personagem Ally. Eu estava me deliciando com a brilhante transformação de Bradley em Jackson Maine, cantando em seu palco, e impressionada com a narrativa e com o poder de sua voz. Essa música é uma conversa entre homens e mulheres, fazendo perguntas uns aos outros sobre a vida… e a superficialidade de uma era moderna. Estou tão feliz que ressoou com vocês“, afirmou ela.
Por falar em Gaga, a diva retornou ao palco para receber o prêmio de “Melhor Atriz” por seu papel como Ally no longa. O momento foi ainda mais emocionante porque foi um empate surpreendente com a maravilhosa Glenn Close, que arrasou em “A Esposa”, que também recebeu sua estatueta.
QUE MOMENTO! Glenn Close e Lady Gaga dividem o palco após ganharem o prêmio de Melhor Atriz no Critics’ Choice Awards 2019. (Foto: Kevin Winter/Getty Images for The Critics’ Choice Awards)
Gaga não conseguiu esconder sua emoção e foi às lágrimas. A estrela novamente tinha seu discurso num papel e agradeceu aos críticos que a premiaram, a Bradley Cooper e a toda a equipe do filme. “Minha mãe e Glenn são muito amigas. Estou tão feliz que você ganhou esse prêmio esta noite“, começou a popstar. “Bradley, você é um cineasta mágico. E você tão mágico como um ser humano também. Eu nunca tive uma experiência com um diretor ou ator como a que eu tive com você, e eu vou lembrar disso para sempre. Foi a coisa mais difícil que eu já fiz“.
Gaga ainda continuou falando depois de ultrapassar o tempo. “Tudo bem, eu posso fazer isso com o piano em plano de fundo. Mas eu quero agradecer a uma coisa mais que tudo. Quero agradecer à vida por todas as experiências que tive para chegar a esse papel. (…) Eu quero dedicar este prêmio hoje para todas as pessoas que já sofreram com alcoolismo ou vício, e para aqueles que já viram seu amor sofrer alguma vez. Eu quero nada mais do que mostrar a verdade e o poder dessa dinâmica desoladora. A verdadeira estrela do filme não sou eu, é coragem e perseverança. Obrigada, eu amo vocês“, declarou. Confira:
Já Close fez um discurso enaltecendo as mulheres da indústria. “Estou tão emocionada que foi um empate. Eu estava pensando que, você sabe, o mundo meio que nos coloca umas contra as outras nessa profissão e eu sei que todas as mulheres nesta categoria, e eu acho que posso falar por todas as mulheres no recinto, nós celebramos umas as outras. Estamos orgulhosas de estar aqui juntas“, observou a atriz.
E esse não foi o único empate da noite. Outro momento surpreendente foi quando Amy Adams e Patricia Arquette foram anunciadas como as escolhas dos críticos na categoria de “Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme”. Amy levou por seu papel em “Sharp Objects” e Patricia por sua atuação em “Escape at Dannemora”.
E rolou outro empate na noite: Amy Adams e Patricia Arquette dividiram o prêmio de Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme. (Foto: Kevin Winter/Getty Images for The Critics’ Choice Awards)
Veja a reação delas abaixo:
Entre os prêmios especiais, a rainha Viola Davis apareceu para homenagear a outra rainha, Claire Foy, com o “See Her Awards”. Viola, que já havia recebido o mesmo prêmio há dois anos, elogiou a versatilidade da atriz em trabalhos como “O Primeiro Homem”, “Millennium: A Garota na Teia de Aranha” e “The Crown”. Em seu discurso, Foy confessou que teve dificuldade em aceitar o prêmio porque pensou que não tinha nada a oferecer. Entretanto, ela assistiu ao discurso de Viola quando recebeu o mesmo prêmio e citou uma de suas frases: “o maior privilégio da sua vida é ser quem você é“. Assista:
A outra homenagem ficou por conta do elenco de “The Big Bang Theory”. Os astros Kunal Nayyar, Mayim Bialik, Melissa Rauch, Jim Parsons, Simon Helberg, Kaley Cuoco e Johnny Galecki estavam todos no palco para entregar o Critics’ Choice Achievement Award ao produtor Chuck Lorre, que foi aclamado por seu brilhante trabalho ao longo dos anos.
Maravilhosos! (Foto: Matt Winkelmeyer/Getty Images)
Ele é criador de séries de sucesso como “The Big Bang Theory”, “Mom”, “Two and a Half Men”, “Dharma & Greg”, “Mike & Molly”, “Young Sheldon” e a mais recente, “The Kominsky Method”.
Chuck Lorre e o elenco de “The Big Bang Theory” no palco do Critics’ Choice Awards. (Foto: Matt Winkelmeyer/Getty Images)
Por fim, o elogiadíssimo “Roma” saiu como o grande vencedor da noite, ao levar quatro prêmios dos oito aos quais estava indicado: “Melhor Filme”, “Melhor Diretor” para Alfonso Cuarón, “Melhor Cinematografia” e “Melhor Filme Estrangeiro”. Já “Pantera Negra” tinha doze indicações e levou três, “Melhores Efeitos Visuais”, “Melhor Figurino” e “Melhor Design de Produção”, todos de categorias técnicas.
Entre as categorias de TV, as séries “The Americans”, “The Marvelous Mrs. Maisel” e “The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story” brilharam. Destaque para a diva Sandra Oh, que ganhou mais uma estatueta de Melhor Atriz em Série Dramática pela belíssima atuação em “Killing Eve”.
Eterna Cristina Yang. RAINHAAA! (Foto: Kevin Winter/Getty Images for The Critics’ Choice Awards)
Confira a lista completa de vencedores:
CINEMA
Melhor Filme
Pantera Negra
Infiltrado na Klan
A Favorita
O Primeiro Homem
Green Book – O Guia
Se A Rua Beale Falasse
O Retorno de Mary Poppins
Roma – VENCEU
Nasce Uma Estrela
Vice
Melhor Ator
Christian Bale – Vice – VENCEU
Bradley Cooper – Nasce Uma Estrela
Willem Dafoe – At Eternity’s Gate
Ryan Gosling – O Primeiro Homem
Ethan Hawke – First Reformed
Rami Malek – Bohemian Rhapsody
Viggo Mortensen – Green Book – O Guia
Melhor Atriz
Yalitza Aparicio – Roma
Emily Blunt – O Retorno de Mary Poppins
Glenn Close – A Esposa – EMPATE
Toni Collette – Hereditário
Olivia Colman – A Favorita
Lady Gaga – Nasce Uma Estrela – EMPATE
Melissa McCarthy – Poderia Me Perdoar?
Melhor Ator Coadjuvante
Mahershala Ali – Green Book – Guia – VENCEU
Timothée Chalamet – Querido Menino
Adam Driver – Infiltrado Na Klan
Sam Elliott – Nasce Uma Estrela
Richard E. Grant –Poderia Me Perdoar?
Michael B. Jordan – Pantera Negra
Melhor Atriz Coadjuvante
Amy Adams – Vice
Claire Foy – O Primeiro Homem
Nicole Kidman – Boy Erased: Uma Verdade Anulada
Regina King – Se A Rua Beale Falasse – VENCEU
Emma Stone – A Favorita
Rachel Weisz –A Favorita
Melhor Ator/Atriz Jovem
Elsie Fisher – Oitava Série – VENCEU
Thomasin McKenzie – Leave No Trace
Ed Oxenbould – Vida Selvagem
Millicent Simmonds – Um Lugar Silencioso
Amandla Stenberg – O Ódio que Você Semeia
Sunny Suljic – Mid90s
Melhor Elenco
Pantera Negra
Podres de Ricos
A Favorita – VENCEU
Vice
As Viúvas
Melhor Diretor
Damien Chazelle – O Primeiro Homem
Bradley Cooper – Nasce Uma Estrela
Alfonso Cuarón – Roma – VENCEU
Peter Farrelly – Green Book – O Guia
Yorgos Lanthimos – A Favorita
Spike Lee – Infiltrado na Klan
Adam McKay – Vice
Melhor Roteiro Original
Bo Burnham – Oitava Série
Alfonso Cuarón – Roma
Deborah Davis and Tony McNamara – A Favorita
Adam McKay – Vice
Paul Schrader – First Reformed – VENCEU
Nick Vallelonga, Brian Hayes Currie, Peter Farrelly – Green Book – O Guia
Bryan Woods, Scott Beck, John Krasinski – Um Lugar Silencioso
Melhor Roteiro Adaptado
Ryan Coogler, Joe Robert Cole – Pantera Negra
Nicole Holofcener, Jeff Whitty –Poderia Me Perdoar?
Barry Jenkins – Se A Rua Beale Falasse – VENCEU
Eric Roth and Bradley Cooper & Will Fetters – Nasce Uma Estrela
Josh Singer – O Primeiro Homem
Charlie Wachtel & David Rabinowitz and Kevin Willmott & Spike Lee –Infiltrado na Klan
Melhor Cinematografia
Alfonso Cuarón – Roma – VENCEU
James Laxton – Se A Rua Beale Falasse
Matthew Libatique –Nasce Uma Estrela
Rachel Morrison – Pantera Negra
Robbie Ryan – A Favorita
Linus Sandgren – O Primeiro Homem
Melhor Design de Produção
Hannah Beachler, Jay Hart – Pantera Negra – VENCEU
Eugenio Caballero, Barbara Enriquez – Roma
Nelson Coates, Andrew Baseman – Podres de Ricos
Fiona Crombie, Alice Felton – A Favorita
Nathan Crowley, Kathy Lucas – O Primeiro Homem
John Myhre, Gordon Sim – O Retorno de Mary Poppins
Melhor Edição
Jay Cassidy – Nasce Uma Estrela
Hank Corwin – Vice
Tom Cross – O Primeiro Homem – VENCEU
Alfonso Cuarón, Adam Gough – Roma
Yorgos Mavropsaridis – A Favorita
Joe Walker – As Viúvas
Melhor Figurino
Alexandra Byrne – Duas Rainhas
Ruth Carter – Pantera Negra – VENCEU
Julian Day – Bohemian Rhapsody
Sandy Powell – A Favorita
Sandy Powell – O Retorno de Mary Poppins
Melhor Cabelo e Maquiagem
Pantera Negra
Bohemian Rhapsody
A Favorita
Duas Rainhas
Suspiria
Vice – VENCEU
Melhores Efeitos Visuais
Vingadores: Guerra Infinita
Pantera Negra – VENCEU
O Primeiro Homem
O Retorno de Mary Poppins
Missão Impossível – Efeito Fallout
Jogador Nº 1
Melhor Animação
O Grinch
Os Incríveis 2
Ilha dos Cachorros
Mirai
WiFi Ralph – Quebrando A Internet
Homem-Aranha: No Aranhaverso – Venceu
Melhor Filme de Ação
Vingadores: Guerra Infinita
Pantera Negra
Deadpool 2
Missão Impossível – Efeito Fallout – VENCEU
Jogador Nº 1
As Viúvas
Melhor Comédia
Podres de Ricos – VENCEU
Deadpool 2
A Morte de Stalin
A Favorita
A Noite do Jogo
Sorry to Bother You
Melhor Ator em Comédia
Christian Bale – Vice – VENCEU
Jason Bateman – A Noite do Jogo
Viggo Mortensen – Green Book – O Guia
John C. Reilly – Stan & Ollie
Ryan Reynolds – Deadpool 2
Lakeith Stanfield – Sorry to Bother You
Melhor Atriz em Comédia
Emily Blunt – O Retorno de Mary Poppins
Olivia Colman – A Favorita – VENCEU
Elsie Fisher – Oitava Série
Rachel McAdams –A Noite do Jogo
Charlize Theron – Tully
Constance Wu – Podres de Ricos
Melhor Filme de Sci-Fi/Terror
Aniquilação
Halloween
Hereditário
Um Lugar Silencioso – VENCEU
Suspiria
Melhor Filme Estrangeiro
Em Chamas
Cafarnaum
Guerra Fria
Roma – VENCEU
Assunto de Família
Melhor Canção
“All the Stars” – Pantera Negra
“Girl in the Movies” – Dumplin’
“I’ll Fight” – RBG
“The Place Where Lost Things Go” – O Retorno de Mary Poppins
“Shallow” – Nasce Uma Estrela – VENCEU
“Trip a Little Light Fantastic” – O Retorno de Mary Poppins
Melhor Trilha Sonora
Kris Bowers – Green Book – O Guia
Nicholas Britell – Se A Rua Beale Falasse
Alexandre Desplat – Ilha de Cachorros
Ludwig Göransson – Pantera Negra
Justin Hurwitz – O Primeiro Homem – VENCEU
Marc Shaiman – O Retorno de Mary Poppins
TV
Melhor Série Dramática
The Americans (FX) – VENCEU
Better Call Saul (AMC)
The Good Fight (CBS All Access)
Homecoming (Amazon)
Killing Eve (BBC America)
My Brilliant Friend (HBO)
Pose (FX)
Succession (HBO)
Melhor Ator em Série Dramática
Freddie Highmore – The Good Doctor (ABC)
Diego Luna – Narcos: Mexico (Netflix)
Richard Madden – Bodyguard (Netflix)
Bob Odenkirk – Better Call Saul (AMC)
Billy Porter – Pose (FX)
Matthew Rhys – The Americans (FX) – VENCEU
Milo Ventimiglia – This Is Us (NBC)
Melhor Atriz em Série Dramática
Jodie Comer – Killing Eve (BBC America)
Maggie Gyllenhaal – The Deuce (HBO)
Elisabeth Moss – The Handmaid’s Tale (Hulu)
Sandra Oh – Killing Eve (BBC America) – VENCEU
Elizabeth Olsen – Sorry for Your Loss (Facebook Watch)
Julia Roberts – Homecoming (Amazon)
Keri Russell – The Americans (FX)
Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática
Richard Cabral – Mayans M.C. (FX)
Asia Kate Dillon – Billions (Showtime)
Noah Emmerich – The Americans (FX) – VENCEU
Justin Hartley – This Is Us (NBC)
Matthew Macfadyen – Succession (HBO)
Richard Schiff – The Good Doctor (ABC)
Shea Whigham – Homecoming (Amazon)
Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática
Dina Shihabi – Jack Ryan (Amazon)
Julia Garner – Ozark (Netflix)
Thandie Newton – Westworld (HBO) – VENCEU
Rhea Seehorn – Better Call Saul (AMC)
Yvonne Strahovski – The Handmaid’s Tale (Hulu)
Holly Taylor – The Americans (FX)
Melhor Série de Comédia
Atlanta (FX)
Barry (HBO)
The Good Place (NBC)
The Kominsky Method (Netflix)
The Marvelous Mrs. Maisel (Amazon) – VENCEU
The Middle (ABC)
One Day at a Time (Netflix)
Schitt’s Creek (Pop)
Melhor Ator em Série de Comédia
Hank Azaria – Brockmire (IFC)
Ted Danson – The Good Place (NBC)
Michael Douglas – The Kominsky Method (Netflix)
Donald Glover – Atlanta (FX)
Bill Hader – Barry (HBO) – VENCEU
Jim Parsons – The Big Bang Theory (CBS)
Andy Samberg – Brooklyn Nine-Nine (Fox)
Melhor Atriz em Série de Comédia
Rachel Bloom – Crazy Ex-Girlfriend (The CW)
Rachel Brosnahan – The Marvelous Mrs. Maisel (Amazon) – VENCEU
Allison Janney – Mom (CBS)
Justina Machado – One Day at a Time (Netflix)
Debra Messing – Will & Grace (NBC)
Issa Rae – Insecure (HBO)
Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia
William Jackson Harper – The Good Place (NBC)
Sean Hayes – Will & Grace (NBC)
Brian Tyree Henry – Atlanta (FX)
Nico Santos – Superstore (NBC)
Tony Shalhoub – The Marvelous Mrs. Maisel (Amazon)
Henry Winkler – Barry (HBO) – VENCEU
Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia
Alex Borstein – The Marvelous Mrs. Maisel (Amazon) – VENCEU
Betty Gilpin – GLOW (Netflix)
Laurie Metcalf – The Conners (ABC)
Rita Moreno – One Day at a Time (Netflix)
Zoe Perry – Young Sheldon (CBS)
Annie Potts – Young Sheldon (CBS)
Miriam Shor – Younger (TV Land)
Melhor Minissérie
A Very English Scandal (Amazon)
American Vandal (Netflix)
The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story (FX) – VENCEU
Escape at Dannemora (Showtime)
Genius: Picasso (National Geographic)
Sharp Objects (HBO)
Melhor Telefilme
Icebox (HBO)
Jesus Christ Superstar Live in Concert (NBC) – VENCEU
King Lear (Amazon)
My Dinner With Hervé (HBO)
Notes From the Field (HBO)
The Tale (HBO)
Melhor Ator em Minissérie ou Telefilme
Antonio Banderas – Genius: Picasso (National Geographic)
Darren Criss – The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story (FX) – VENCEU
Paul Dano – Escape at Dannemora (Showtime)
Benicio Del Toro – Escape at Dannemora (Showtime)
Hugh Grant – A Very English Scandal (Amazon)
John Legend – Jesus Christ Superstar Live in Concert (NBC)
Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme
Amy Adams – Sharp Objects (HBO) – EMPATE
Patricia Arquette – Escape at Dannemora (Showtime) – EMPATE
Connie Britton – Dirty John (Bravo)
Carrie Coon – The Sinner (USA Network)
Laura Dern – The Tale (HBO)
Anna Deavere Smith – Notes From the Field (HBO)
Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme
Brandon Victor Dixon – Jesus Christ Superstar Live in Concert (NBC)
Eric Lange – Escape at Dannemora (Showtime)
Alex Rich – Genius: Picasso (National Geographic)
Peter Sarsgaard – The Looming Tower (Hulu)
Finn Wittrock – The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story (FX)
Ben Whishaw – A Very English Scandal (Amazon) – VENCEU
Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme
Ellen Burstyn – The Tale (HBO)
Patricia Clarkson – Sharp Objects (HBO) – VENCEU
Penelope Cruz – The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story (FX)
Julia Garner – Dirty John (Bravo)
Judith Light – The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story (FX)
Elizabeth Perkins – Sharp Objects (HBO)
Melhor Série de Animação

Adventure Time (Cartoon Network)
Archer (FXX)
Bob’s Burgers (Fox)
BoJack Horseman (Netflix) – VENCEU
The Simpsons (Fox)
South Park (Comedy Central)

Raphael Amador, UOL