No último artigo, mostramos indícios para suspeitar que exista um esquema transnacional de desvio de recursos no BNDES: 1.º) Contratos Sigilosos; 2.º) Baixa transparência do banco; 3.º) Obras em países com alto nível de corrupção; 4.º) Empreiteiras que assaltaram a Petrobrás construindo essas obras; 5.º) Viagens de Lula aos mesmos países, sendo bancadas pelas mesmas empresas, recebendo pagamentos altíssimos, acima do mercado; 6.º) Obras no exterior com valores na ordem de bilhões de reais; 7.º) Delatores da Odebrecht, Andrade Gutierrez e JBS apontando esquemas no BNDES sob o comando de Guido Mantega e que beneficiou os “heróis do Povo” do PT, agentes do PMDB, etc…
Neste artigo, revelaremos um estudo inédito com estimativas de valores das obras do exterior, bem como de valores potencialmente desviados com os tais empréstimos, maioria durante a gestão Lula-Dilma-Temer. Os dados foram coletados da planilha “Contratações referentes a desembolsos no apoio à exportação pelo BNDES Pós Embarque (Contratações que podem gerar desembolsos por vários anos)”, baixada do BNDES no início de 2015.
Em seguida, como não há valores dos empréstimos nessa planilha, então buscamos os dados pelo: a) IPEA; b) MPF; c) TCU; d) Estadão, Globo, Folha, Valor Econômico, Época, Congresso em Foco; e) SPOTINIKS (https://spotniks.com/quem-somos/); f) Pública, etc, sendo então possível encontrar valores de 37 obras, todas apontadas no quadro abaixo.
Para calcular o valor total estimado em propinas, adotamos 3 cenários: O Otimista usando 1% sobre o valor do contrato (assumindo que apenas o PT tenha praticado o ato), o Realista com 5% (PT+PMDB+outros partidos) e o Pessimista com 10%, assumindo que agentes corruptos dos países sede da obra também subtraíram recursos. Estes valores foram fixados a partir dos relatos de delatores da Lava a Jato como os executivos da Andrade Gutierrez (AG), Odebrecht (Od) e JBS.
Bem, ao somar o valor de cada uma das 37 obras, o valor total que em tese deveria ser destinado para a construção delas seria de US$ 13.869.786.936,00 bilhões de dólares, ou R$ 51.873.003.140,64 Bilhões de Reais (US$ 1=R$ 3,74 Reais), sem levar em conta os juros e a inflação do período analisado, entre 1998 e 2014.
No | País | Obra e Construtora | ValorUS$ |
1 | Argentina | Sot. do FerroCarril (Od.) | 1,5 Bi |
2 | Argentina | Aqueduto de Chaco (OAS) | 180 Mi |
3 | Argentina | Gasoduto de San Martin (Od.) | 226 Mi |
4 | Argentina | Expansão de Gasodutos (Od) | 666,9 Mi |
5 | Argentina | Gasoduto Troncais (Odeb) | 436,4 Mi |
6 | Argentina | Sist. de Trat/Dist. de água (Od) | 293,9 Mi |
7 | Angola | Hid. em Cambambe (Odeb) | 464 Mi |
8 | Angola | 3000 Un. Habitacionais (Odeb) | 281 Mi |
9 | Angola | Usina hidrelétrica em Laúca (Od) | 146 Mi |
10 | Angola | Prog. de San. de Luanda (Od) | 145 Mi |
11 | Bolívia | Projeto Hacia del Norte (Q.G.) | 199 Mi |
12 | CostaRica | Hid. e Casa de Máq (OAS) | 44,2 Mi |
13 | Cuba | Porto de Mariel (COI-Odeb) | 682 Mi |
14 | Equador | Hid. de San Francisco (Odeb) | 243 Mi |
15 | Equador | Irrigação Transvale Daule (Od) | 137 Mi |
16 | Equador | Hidrelétrica Mandariacu | 90,2 Mi |
17 | Gana | 2 Lotes do Corredor Oriental da Est. Nac. (Andrade Gutierrez) | 202 Mi |
18 | Honduras | 2 Lotes Corredor Logístico (Queiroz Galvão e OAS) | 145 Mi |
19 | Guatemala | Ampliação da Rodovia Centro Americana (OAS) | 280 Mi |
20 | Moçambique | Barragem de Moamba M. (AG) | 445 Mi |
21 | Moçambique | Aeroporto de Nacala (Odeb) | 125 Mi |
22 | Moçambique | BRT de Mabuto (Odeb) | 180 Mi |
23 | Nicarágua | Hidrelétrica de Tumarin (QG) | 343 Mi |
24 | Panamá | Autopista Madden Colon (Odeb) | 152,8 Mi |
25 | Panamá | Metro da cid. do Panamá (Odeb) | 1,0 Bi |
26 | Peru | Hidrelétrica de Chaglla (Od) | 243 Mi |
27 | Rep. Dom. | Central Termelét. a Carvão (Od) | 656 Mi |
28 | Rep. Dom. | Corredor Ec.de Pontezuela (Od) | 200 Mi |
29 | Rep. Dom. | Rec. da Estrada Cibao Sur (Od) | 200 Mi |
30 | Rep. Dom. | Melhorias da Rodovia Bavaro-Uvero (Odebrecht) | 185 Mi |
31 | Venezuela | 2a Ponte sobre Rio Orinoco (Od) | 300 Mi |
32 | Venezuela | Linha 2 do Metro de Los Leques (Odebrecht) | 527,8 Mi |
33 | Venezuela | Linhas 3 e 4 do Metro de Caracas (Odebrecht) | 732 Mi |
34 | Venezuela | Linha 5 do Metro de Caracas | 368,3 Mi |
35 | Venezuela | Usina Sid. Nacional (AG) | 865,4 Mi |
36 | Venezuela | Estaleiro p/Man. de Emb. (AG) | 637,9 Mi |
37 | Uruguai | Renovação da Rede de GasodutodeMontevideu (OAS) | 300 Mi |
O valor médio de cada obra ficou em torno de R$ 1,401 Bilhão de Reais, enquanto que a mediana é de R$ 1,050 Bilhão de Reais, ou seja, 50% dos contratos atingiriam essa cifra e outros 50% dos contratos seriam acima deste valor. Agora aplicando os cenários sugeridos, temos um potencial de ter sido desviado em valores totais: No Cenário Pessimista=R$ 518.730.031,41 Milhões de Reais; No Cenário Realista=Desvio de R$ 2.593.650,157,03 Bilhões de Reais; e No Cenário Pessimista=Desvio de R$ 5.187.300.314,06 Bilhões de Reais.
Então que tal o nobre leitor também checar os números e fazer estimativas para refletir sobre o assunto?
*Jonas Gomes da Silva – Dr. Em Eng. de Produção e Prof. da UFAM. Foi pesquisador no Japão apoiado pelo Governo Japonês entre 1997 e 2003. E-mail: gomesjonas@hotmail.com