Bolsonaro aproveita “ventos” políticos favoráveis e retoma agenda de viagens pelo país
Interlocutores do Palácio do Planalto reconhecem que o presidente Jair Bolsonaro aproveita o momento político para circular o país em visitas estratégias para deixar a marca do governo em bases eleitorais da esquerda.
“A aprovação e desaprovação dele está em 45%. A popularidade sobe à medida em que a rejeição cai”, analisa uma fonte palaciana a Oeste.
Os índices citadossão referentes à Pesquisa PoderData, comemorada dentro do governo. Os números, entretanto, são apenas um retrato do momento. O termômetro político sentido pelo Planalto é o que o clima é favorável.
“Políticos são os primeiros a sentir a mudança dos ventos. O presidente esteve no Congresso por 28 anos. Ele e nós sabemos que os ventos estão mudando”, pondera outro interlocutor.
As análises são feitas em torno da retomada da agenda de viagens de Bolsonaro. Pela segunda semana consecutiva, após a recuperação da covid-19, ele saiu de Brasília para rodar o país.
Na última semana, visitou São Raimundo Nonato (PI) e Campo Alegre de Lourdes (BA). Nesta sexta, feira, 7, foi à Baixa Paulista, em São Vicente (SP).
As viagens são estratégicas. O prefeito de Campo Alegre de Lourdes é Dr. Enilson, do PCdoB. Já o município de São Vicente, apesar de ser chefiado por um prefeito do MDB, Pedro Gouvêa, tem uma presença forte da esquerda do PSB.
A deputada federal Rosana Valle (PSB-SP) e o deputado estadual Caio França (PSB) foram alguns dos presentes na ida de Bolsonaro à Ponte dos Barreiros, que passou por obras de recuperação pagas com recursos federais.
Rodolfo Costa, Revista Oeste