Um estudo encomendado pela direção nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT) , puxadinho do covil do Lula, para o pleito majoritário de 2020 no Recife coloca o deputado federal e pré-candidato a prefeito no Recife, namorado de Fátima Bernardes, Túlio Gadêlha em 5º lugar nas intenções de voto. Gadêlha aparece com 8,6% na pesquisa estimulada. Ele fica atrás de Marília Arraes (PT), que tem 19,9%; Mendonça Filho (DEM), com 13,5%; Daniel Coelho (Cidadania), 13,4%; e João Campos (PSB), que aparece com 10,3%.
De acordo com o PDT, Túlio já cresce significativamente se comparado a primeira pesquisa feita em Julho, também a pedido do partido. As estimativas foram encomendadas para avaliação interna e, por isso, não chegaram a ser registradas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No cenário com o apoio do presidenciável Ciro Gomes, o prefeiturável pedetista chega a 13,6%, ficando em terceiro lugar.
“Os cenários apresentados mostram que o PDT reúne condições reais de ter uma candidatura própria no Recife. Desempenho que não é visto no nosso partido desde 1985, quando João Coelho disputou nas primeiras eleições diretas nas capitais do Brasil”, comentou Gadêlha.
A amostra ainda avalia um cenário com a presença da ex-vereadora Isabella de Roldão, que também se colocou como pré-candidata pelo PDT na capital pernambucana. Quando Túlio é substituído por Isabella, o desempenho da legenda é inferior. A pré-candidatura do PDT cai de 8,6% para 1,1%, ficando em penúltimo lugar.
Diário de Pernambuco