O chefe da agência de FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos), dos Estados Unidos, Stephen Hahn, disse que está disposto a acelerar o processo de distribuição da vacina contra o novo coronavírus –causador da covid-19.
Stephen Hahn diz que há possibilidade de autorização de uso mesmo antes do término dos testes da fase 3 – a última antes da liberação para a produção.
A informação foi revelada em entrevista ao jornal Financial Times no último domingo (30.ago.2020). O término da fase 3 de testes garante a eficácia e a segurança do imunizante.
“Esta será uma decisão científica, não política. A autorização de uso emergencial não é o mesmo que uma aprovação total”, afirmou Stephen Hahn.
O chefe da agência norte-americana disse ainda que a maneira mais segura de realizar tal processo seria definir o uso da vacina por grupos específicos.
Hahn ainda ressaltou que a definição ocorrerá apenas se os especialistas de saúde estiverem convencidos de que “os benefícios superam os riscos”.
A declaração ocorreu 1 dia depois de o presidente norte-americano, Donald Trump, acusar integrantes da FDA de trabalhar para dificultar os esforços do país na busca por uma vacina contra o novo coronavírus.
Poder360