![](https://brasil.estadao.com.br/blogs/vencer-limites/wp-content/uploads/sites/189/2019/01/LIBRAS_SURDOPARASURDO_06JANEIRO2019_BLOGVENCERLIMITES.jpg)
IMAGEM 01: ‘Surdo para Surdo’ mostra como iniciar a comunicação na Língua Brasileira de Sinais. Ferramenta online gratuita ensina usuário a se apresentar e a executar movimentos básicos. Plataforma oferece cursos particulares completos pela internet para crianças e adultos. Descrição #pracegover: Cópia de telas da ferramentas com os seis sinais que compõem a palavra Libras. Crédito: Reprodução.
A Língua Brasileira de Sinais é o segundo idioma oficial do Brasil. Sim, é uma língua (conjunto organizado de elementos, sons e gestos, que possibilitam a comunicação) e não uma linguagem (capacidade humana para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações como pintura, música e dança).
O mundo das pessoas surdas e a comunicação em Libras ainda são desconhecidos para maioria da população. O tema ganhou maior destaque neste começo de ano após o discurso da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, na cerimônia de posse presidencial no dia 1º de janeiro.
Ainda assim, a comunidade surda, dentro da redoma de invisibilidade que cerca o universo das pessoas com deficiência, é uma das mais segregadas, inclusive no que diz respeito a direitos e benefícios, além de conviver com divergências internas sobre comunicação, tecnologia e acessibilidade.
![](https://brasil.estadao.com.br/blogs/vencer-limites/wp-content/uploads/sites/189/2019/01/JairBolsonaro_RicardoV%C3%A9lezRodriguez_Posse_02janeiro2018_MEC_blogVencerLimites.jpg)
LEIA TAMBÉM: ‘Foi-se a (secretaria de) educação inclusiva’ (clique na foto). Ministro da Educação cria subpasta que será responsável pelas diretrizes de educação especial. Questionado pelo #blogVencerLimites sobre suas propostas para estudantes com deficiência, MEC informou apenas que elas serão divulgadas quando estiverem confirmadas. Descrição #pracegover: Foto do presidente da República, Jair Bolsonaro, vestindo a faixa presidencial e apertando a mão do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez. Os dois estão sorrindo. O registro foi feito no dia 1º de janeiro, durante a cerimônia de posse em Brasília. Crédito: MEC.
Para quem não sabe nada sobre isso, mas tem interesse em compreender melhor essa realidade ou precisa se aprofundar mais por questões pessoais ou profissionais, a plataforma ‘Surdo para Surdo’ criou uma ferramenta para mostrar a todas as pessoas como iniciar uma comunicação na Língua Brasileira de Sinais.
O sistema online é gratuito e mostra como fazer os sinais das palavras ‘oi’, ‘olá’, ‘sim’,‘não’, ‘obrigado’ e ‘tchau’, além de mostrar como apresentar o próprio nome, com limitação de 11 letras.
A plataforma oferece aulas particulares, com apoio para aprendizado bilíngue em Libras e língua portuguesa, com uso de tecnologias de gamificação (técnicas de design de jogos), chatbots (software que simula um ser humano), inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada.
O sistema também é voltado à alfabetização de crianças surdas em Libras e na escrita.
![](https://brasil.estadao.com.br/blogs/vencer-limites/wp-content/uploads/sites/189/2018/09/blogVencerLimites_whatsapp.jpg)
Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência, integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.
Luiz Alexandre Souza Ventura, O Estado de São Paulo