Veja
Mensagens de áudio de WhatsApp são um ótimo recurso para quem não pode ou não quer digitar um texto. Mas nem sempre o destinatário da mensagem está em um local em que é possível escutar o recado. Um novo aplicativo promete acabar com o desconforto de quem não pode ouvir áudios do WhatsApp. É o Transcriber para o WhatsApp, que permite a conversão de voz para texto – ele está está disponível para download no sistema operacional Android.
Na versão gratuita do aplicativo, o usuário pressiona a mensagem de voz no WhatsApp e clica no ícone de compartilhamento. Uma lista de opções vai surgir e ao pressionar o logo do Transcriber para o WhatsApp (a letra A ao lado de um gravador) o áudio será transformado em texto.
A versão paga do aplicativo custa 8,49 reais e transcreve automaticamente as mensagens de voz quando o usuário recebe a notificação do WhatsApp. O processo é realizado em segundo plano e o usuário é alertado ao final da conversão.
O Transcriber para o WhatsApp solicita acesso ao armazenamento do smartphone e outras permissões, como o “ter acesso total à rede” ou “ler conteúdo do cartão SD”.
Segundo o analista sênior de segurança da Kaspersky, Fabio Assolini, o fato do aplicativo solicitar poucas permissões de acesso é positivo. “O app utiliza o serviço wit.ai para fazer o reconhecimento ou transformação da voz em texto”, explicou em nota.
Assolini ainda destacou que a plataforma wit.ai foi adquirida pelo Facebook em 2015. “Nos termos de uso do serviço é informado que os dados dos usuários são utilizados para melhorar o reconhecimento de voz”.
O Transcriber para o WhatsApp foi criado pelo desenvolvedor Mirko Dimartino e não é um recurso oficial do WhatsApp. Na política de privacidade, Dimartino avisa que não é responsável pelos danos causados ao smartphone por versões falsas de seu aplicativo.
Em uma das avaliações na loja virtual do Android, a Play Store, um dos usuários reclama que o Transcriber para o WhatsApp distorce algumas palavras. O desenvolvedor do aplicativo afirmou que é normal que isso ocorra. “Se o aplicativo fosse 100% exato, você não estaria o usando de graça”, respondeu Dimartino à crítica do usuário na loja virtual.
O aplicativo possui mais de 100 mil downloads na Play Store.