Odd Andersen/AFP | |
Caixão com o corpo do ex-chanceler alemão chega à cidade de Speyer, onde ocorreu enterro |
DA ASSOCIATED PRESS
Centenas de alemães e também líderes europeus prestaram homenagens neste sábado (1º) a Helmut Kohl, chanceler da Alemanha de 1982 a 1998 e considerado o arquiteto da reunificação do país após a queda do muro de Berlim. Ele morreu em 16 de junho, aos 87 anos.
Pela manhã, autoridades de vários países compareceram ao velório, ocorrido na sede do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, na França, fronteira com a Alemanha. Kohl tornou-se a primeira pessoa a ser homenageada com esse tipo de evento pela União Europeia.
Segundo Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia (braço executivo da UE), o velório em Estrasburgo era um pedido de Kohl. "Helmut Kohl era um patriota alemão, mas também um patriota europeu", disse Juncker.
Além de ter comandado a reunificação da Alemaha, Kohl também foi um dos líderes que impulsionaram a criação do euro, moeda hoje usada por 19 países.
Marijan Murat/AFP | ||
A chanceler alemã, Angela Merkel, e outras autoridades do país durante funeral de Helmut Kohl |
A chanceler alemã, Anegal Merkel, que herdou de Kohl a liderança do partido conservador CDU (União Democrata-Cristã), afirmou que, "sem Helmut Kohl, as vidas de milhões de pessoas que viviam do outro lado do muro até 1990 teriam tomado um rumo completamente diferente, inclusive a minha" —a chanceler cresceu na antiga Alemanha Oriental. "Obrigado pelas oportunidades que você me deu", disse Merkel.
A chanceler, porém, teve uma relação conflituosa com Kohl e a família dele. Depois de o líder alemão ter sido envolvido num escândalo de caixa 2 eleitoral após seu mandato, elka se afastou do antigo padrinho. A viúva de Kohl, Maike Richter, não queria convidar Merkel para a cerimônia em Estrasburgo, mas depois foi demovida da ideia por membros da CDU.
Após o velório, o caixão com o corpo de Kohl foi levado de helicóptero para a Alemanha e seguiu pelo rio Reno até a cidade de Speyer, com centenas de pessoas acompanhando o cortejo por estradas e às margens do rio. Ele foi enterrado num pequeno cemitério da cidade, que fica no Estado da Renânia-Palatinado.