domingo, 1 de março de 2015

Teste: você tem perfil empreendedor?

Bianca Bibiano - Veja


Descubra se você é um empreendedor nato ou se ainda precisa organizar melhor seus planos antes de realizar o sonho de ter um negócio próprio


Brasil tem cerca de 1,5 milhão de jovens empreendedores com idade entre 16 e 24 anos
Brasil tem cerca de 1,5 milhão de jovens empreendedores com idade entre 16 e 24 anos (Thinkstock/VEJA)
Aproximadamente 75% da população brasileira prefere ter um negócio próprio a ser funcionário de uma empresa. Os dados são de uma pesquisa realizada pela consultoria Endevor com o Ibope em 2013. Outro levantamento, do Data Popular, mostra ainda que 22 milhões de jovens entre 16 e 24 anos têm vontade de abrir um negócio. E o sonho não pode esperar muito: entre os universitários que pretendem empreender, metade tem planos de tirar a ideia do papel em até três anos.
Para essa multidão de brasileiros que sonha com o próprio negócio, alguns fatores podem frustrar a oportunidade de se tornar o patrão. No Brasil, uma em cada quatro empresas fecham as portas antes de completar dois anos, aponta levantamento do Sebrae. O número é mais animador do que há uma década, quando metade encerrava as atividades precocemente, mas ainda representa uma dificuldade para quem está disposto a colocar este sonho em prática.
A falta de planejamento é um dos principais obstáculos nesse caminho. Segundo Luiz Barreto, presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para o negócio dar certo, duas regras são básicas: nunca misturar as finanças da empresa com as pessoais, pois isso destrói o planejamento financeiro, e ficar de olho na concorrência. "A análise da concorrência ajuda a mostrar diferentes estratégias de negócio".

Outro alerta do presidente do Sebrae para os empreendedores é a importância de fazer uma análise a respeito da viabilidade dos planos de negócio. "Quem vai começar uma empresa deve coletar informações que darão subsídio à elaboração do plano, como uma pesquisa de mercado, que pode ajudar a identificar o melhor local para abrir a empresa e apontar os concorrentes, os fornecedores e os potenciais consumidores", afirma.
"O empreendedor precisa estar atento às mudanças no mercado e às expectativas de seus clientes. A situação econômica e as perspectivas nada otimistas para os próximos dois anos tornam esses aspectos ainda mais importantes. Quem não se preparar terá dificuldade de prosperar", explica Alexandre Nabil Ghobril, coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade Mackenzie.
Ter o perfil adequado para o empreendedorismo é outro ponto importante para quem quer ser dono de um negócio. Segundo os especialistas, entre as características que podem ajudar o empreendedor a alcançar o sucesso estão: independência, criatividade, disciplina, confiança, capacidade de assumir riscos e talento para identificar boas oportunidades de negócios. 
"O empreendedor nato é inovador e tem capacidade de articulação para mobilizar pessoas em torno de suas ideias", destaca Alexandre Nabil Ghobril, coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade Mackenzie.  
Teste — Elaborado pelo Sebrae para avaliar o perfil empreendedor de quem deseja abrir uma empresa, o teste a seguir permite descobrir se as características pessoais e as atitudes no trabalho indicam uma pré-disposição ao empreendedorismo.