Quem paga a conta é você. O contribuinte é quem custeia os salários, benefícios, regalias e tantos outros montantes que envolvem os gastos da União.

Apesar de representar um valor tão alto aos cofres públicos, a atuação parlamentar está longe de representar um expediente do cidadão comum. Além disso, quando há feriados e dias maiores para folgas, os políticos tendem a gozar ainda mais dos períodos de descanso.

Com os comandos das principais comissões ainda indefinidos, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal devem estender a folga do Carnaval 2023, e as sessões com votação só devem ser retomadas em março. As agendas das duas Casas estão vazias de 17 a 27 de fevereiro, conforme consulta feita pelo jornal Estadão nos registros do Congresso.

Na Câmara, estão previstas apenas reuniões do grupo de trabalho da reforma tributária nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. O Senado, por sua vez, tem registro somente de uma sessão de entrega da comenda de incentivo à Cultura, também no último dia do mês. Há ainda uma sessão solene destinada a homenagear Rui Barbosa, no dia 1º.

O retorno depende, por ora, das negociações para as presidências das comissões.