Há uma percepção de piora da situação atual, afirma pesquisa da FGV
A confiança do consumidor brasileiro caiu em fevereiro para o menor patamar em seis meses, devido à percepção de piora da situação atual, de acordo com dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira, 24.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve queda de 1,3 ponto, a 84,5 pontos, menor nível desde agosto de 2022 (83,6 pontos).
Em nota, a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt, disse que, “no geral, há uma percepção de piora da situação atual”, e que essa percepção “é mais percebida pelas famílias de menor poder aquisitivo”. “As perspectivas ainda são cautelosas, apesar de os consumidores ainda serem otimistas em relação ao mercado de trabalho”, avaliou.
O Índice de Situação Atual (ISA), que mede a percepção dos consumidores sobre o momento presente, caiu 1,8 ponto em fevereiro, para 69,3 pontos, pior resultado desde maio de 2022 (69,1). Já o Índice de Expectativas (IE), indicador do sentimento sobre os próximos meses, perdeu 0,9 ponto, para 95,8 pontos.
Viviane também disse, na nota, que o contexto econômico das famílias é semelhante. “Maior endividamento, taxas de juros elevadas, desaceleração da atividade econômica e a elevada incerteza devem manter a confiança em patamares baixos em 2023”.
Revista Oeste