sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Comboio gigante começa a transportar grãos em rios da Região Norte

Embarcações são operadas pela Hidrovias do Brasil, empresa do setor privado com capital aberto na B3

Comboio de 35 barcaças da Hidrovias do Brasil | Foto: Reprodução/ Instagram Hidrovias do Brasil
Comboio de 35 barcaças da Hidrovias do Brasil | Foto: Reprodução/ Instagram Hidrovias do Brasil

O maior comboio de barcaças fluviais do Brasil começou a operar em fevereiro, transportando grãos na Região Norte do país. O gigante dos rios ocupa uma superfície equivalente a quase 26 mil metros quadrados. Ou seja: cerca de três vezes o campo do Estádio do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

Com o gigante dos rios, é possível transportar 70 mil toneladas de grãos, de acordo com a empresa. Esse volume corresponde a 1,7 mil caminhões. Com o novo modelo, a empresa conseguiu ganhos de 40% sobre as composições de 25 barcaças operadas pela empresa.

A navegação do comboio é realizada pela Hidrovias do Brasil, empresa privada que tem capital aberto na B3 desde 2020. A primeira viagem ocorreu no Pará, entre as cidades de Itaituba (com saída para o Rio Tapajós) e Barcarena (na Baía de Marajó, próxima à capital, Belém). No trajeto, travessias que cortam, por exemplo, parte do Rio Amazonas.

“Na Hidrovias do Brasil, temos o compromisso de sempre promover entregas inovadoras, eficientes e sustentáveis”, disse Gleize Gealh, vice-presidente de Operações da companhia. “O início das viagens do comboio de 35 barcaças é a prova dos nossos esforços com esses pilares e demonstra a força da companhia em sempre entregar as melhores soluções.”

Em nota dirigida a Oeste, a empresa informou que “sempre acreditou no potencial do Arco Norte como uma eficiente rota logística para o escoamento dos grãos, em especial soja e milho, produzidos na Região Centro Oeste”. No texto, a companhia cita as estimativas para o crescimento da produção agrícola.

“Somente Mato Grasso deverá exportar quase 85 milhões de toneladas até 2030”, informa. “Com base nessas projeções de mercado, é possível estimar um grande potencial de crescimento para os próximos anos.”

A Hidrovias do Brasil e a produção de grãos

Fundada em 2010, a Hidrovias do Brasil se dedica ao transporte hidroviário na América do Sul. Atualmente, a empresa atua em três frentes, além do trecho paraense. O trajeto de Itaituba a Barcarena, que agora conta com o gigante dos rios, serve como uma alternativa para o escoamento de grãos do país, originados principalmente da Região Centro-Oeste. A companhia possui a capacidade de movimentar por volta de 7 milhões de toneladas por ano na região.

Contudo, a empresa também faz o transporte de bauxita, por meio da cabotagem (navegação do país), tem embarcações da Hidrovia Paraguai-Paraná (onde movimenta cargas como fertilizantes, minério de ferro e celulose) e é arrendatária de um terminal no Porto de Santos.

Artur Piva, Revista Oeste