'Nós trocamos o eixo, fomos em direção ao setor privado', declarou o ministro da economia
O ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou os resultados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística sobre desempenho o econômico do país. De acordo com o órgão, o Produto Interno Bruto (PIB) nacional avançou 1,2% no segundo trimestre.
“Hoje saiu o resultado do PIB e fiquei muito feliz”, disse Guedes nesta quinta-feira 1º. “O Brasil está voando, está seguro, está firme.”
Guedes afirmou ainda que o Brasil estava começando a se levantar de um desastre terrível de governos anteriores e veio a pior crise da história, a pandemia. “Nós atravessamos as duas ondas”, declarou. “O país está em pé e surpreendendo.”
Segundo o site Valor Investe, Guedes lembrou ter avisado que as projeções para o PIB passariam o ano sendo revistas para cima, ao mesmo tempo em que as de inflação seriam revisadas para baixo. “O Brasil é a economia que mais vai crescer, olhando no G7 e China”, disse. “É a economia que mais cresce no mundo hoje.”
Para o ministro, a melhora no desempenho econômico ocorreu na esteira de uma mudança de modelo. “Nós trocamos o eixo, fomos em direção ao setor privado”, afirmou. “A surpresa é para quem está pensando no modelo antigo, de que o crescimento virá do setor público”, disse Guedes.
Nas últimas semanas, o Boletim Focus, elaborado pelo Banco Central, trouxe nove revisões consecutivas elevando o resultado do PIB do Brasil em 2022. Ao mesmo tempo, houve o rebaixamento da perspectiva da inflação. A elaboração do documento ocorre a partir de consultas que envolvem o setor privado. Além disso, dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada mostram que o país atingiu o maior número de empregados da história.
Artur Piva, Revista Oeste