segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Vírus chinês: panorama da pandemia no Brasil em 2020

Embora a maior parte das vítimas seja de São Paulo, o Rio de Janeiro foi o Estado que registrou mais mortes por milhão de habitantes


Desde 12 de março de 2020, quando foi registrada a primeira morte no Brasil em face do vírus chinês, o país acumulou mais de 217 mil óbitos. De acordo com o levantamento feito pela Oeste, nos 12 meses de 2020, o pico das mortes ocorreu em julho (32.390). Embora a maior parte das vítimas seja de São Paulo (47.033), o Rio de Janeiro foi o Estado que registrou mais mortes por milhão de habitantes.

O gráfico abaixo foi desenvolvido com base nos dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, em que estão registradas todas as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil. A doença é a principal causa das mortes relacionadas ao coronavírus. Cerca de 95% dos óbitos estão contidos no documento. Cada registro é individualizado por paciente e traz, entre outras informações, a data do registro do falecimento, a data em que a vítima começou a sentir os sintomas e o seu local de residência.

Coronavírus: 15 Estados brasileiros com mais mortes por milhão de habitantes*


Artur Piva, Revista Oeste