Desenvolvida pela startup brasileira Adroit Robotics, a solução combina Inteligência Artificial e sensores inteligentes, para que os produtores apliquem agricultura de precisão em seus pomares, otimizando a produtividade e reduzindo custos.
“Nossos sensores capturam imagens de altíssima resolução, com uma visão frontal da árvore, analisam frutos e árvores um a um e entregam análises precisas de produtividade e saúde do pomar. Estágio de maturação, quantidade e calibre dos frutos, densidade das árvores, volume das copas e frutos no chão. Além de estimativas de safra, detecção de pragas e inventário de árvores, de forma totalmente automatizada. É como uma ressonância magnética do pomar”, explica Angelo Gurzoni Jr, um dos sócios fundadores da empresa.
Batizada de LeafSense permite:
Combate dos danos por doenças
Devido às doenças altamente destrutivas que afetam os pomares, muitas árvores são erradicadas e os produtores não conseguem gerenciar a tarefa de replantio necessário e cuidado das mudas. Um exemplo é o greening que faz com que árvores novas afetadas não produzam e as adultas apresentem queda prematura de frutos.
Contagem e classificação confiável de frutos
Planejamento facilitado
Com a contagem das árvores e frutos ainda em campo, é possível desenvolver uma estimativa de safra precisa, assim é possível ter um diagnóstico de quais talhões têm porcentagens de frutas maiores para selecionar a colheita e mandar para o packing house (instalação onde as frutas são recebidas, selecionadas, lavadas e empacotadas, antes da distribuição no mercado).
Fonte: Agrishow
Sucesso no Campo