A venda dos equipamentos de proteção se tornou um fator importante para a economia do país, enquanto a economia do Ocidente...
O regime de Xi Jinping exportou mais de 220 bilhões de máscaras faciais no ano passado, o equivalente a cerca de 40 máscaras por habitante do planeta fora da China, informou o Ministério do Comércio chinês nesta sexta-feira, 29.
A demanda pelo equipamento de proteção disparou durante a pandemia de covid-19, e a venda de máscaras faciais se tornou um fator importante para as exportações chinesas depois que o novo coronavírus impactou de forma negativa a atividade econômica do país no primeiro semestre de 2020.
O vice-ministro de Comércio da China, Qian Keming, afirmou que, além das máscaras, o país exportou 2,3 bilhões de itens de equipamentos de proteção e 1 bilhão de kits de teste para a covid-19 no ano passado, “contribuindo com a luta global contra a pandemia”.
Apenas as exportações de máscaras representaram US$ 52,6 bilhões (R$ 286 bilhões).
A China, país onde o coronavírus surgiu no fim de 2019, foi a primeira nação a se recuperar da crise que afetou todo o mundo. O país asiático registrou crescimento de 2,3% no ano passado.
Edilson Salgueiro, Revista Oeste