quinta-feira, 23 de maio de 2019

Após sanções dos EUA, Índia deixa de importar petróleo de Irã e Venezuela

WASHINGTON - A Índia parou de importar petróleo iraniano para respeitar as sanções impostas pelos Estados Unidos contra Teerã, anunciou nesta quinta-feira, 23, seu embaixador em Washington, Harsh Vardhan Shringla. Nova Délhi já reduziu bastante suas importações, para apenas 1 milhão de toneladas de petróleo iraniano em abril, antes do fim das isenções americanas que permitiam evitar sanções.
EUA não renovarão isenção que permitia a oito países comprar petróleo do Irã apesar das sanções impostas por Washington
EUA não renovarão isenção que permitia a oito países comprar petróleo do Irã apesar das sanções impostas por Washington Foto: REUTERS/Raheb Homavandi
“Acabou. Depois disso, não importaremos mais petróleo”, explicou o diplomata indiano, em Washington.
O embaixador disse ainda que o país também parou de comprar petróleo da Venezuela, em razão do embargo imposto pelos EUA ao país, para forçar o presidente Nicolás Maduro a deixar o poder. 
O governo do presidente Donald Trump restabeleceu as sanções americanas contra o Irã após ter retirado o país do acordo nuclear, há um ano. Essas sanções, com as quais Washington busca impor uma “pressão máxima” a Teerã, proíbem as exportações de petróleo do Irã e afetam também a todos os países dispostos a comprar a commodity.

Países da União Europeia, que criticaram o endurecimento da posição americana, ainda negociam com o Irã a validade do acordo. 
Com AFP O Estado de S.Paulo