terça-feira, 16 de outubro de 2018

Mensagens simples e eficazes fazem campanha de Bolsonaro decolar

Manifestação pró-Bolsonaro em São Paulo 14/10/2018 Foto: AMANDA PEROBELLI / REUTERS
Manifestação pró-Bolsonaro em São Paulo 14/10/2018 Foto: AMANDA PEROBELLI / REUTERS


Ao confirmar a tendência tendência detectada peloDatafolha na semana passada, a pesquisa do Ibope mostra que o candidato do PSL, Jair Bolsonaro , caminha para uma vitória estrondosa no dia 28 – a não ser que um cataclismo aconteça.

É normal que candidatos com maior votação no primeiro turno saiam na frente no round seguinte. Mas Bolsonaro foi além disso. O candidato do PSL não só manteve uma sólida base de seguidores fiéis — 41% deles dizem não ter dúvidas de que votarão no capitão — como atraiu mais eleitores que optaram por outros candidatos no primeiro turno do que Fernando Haddad, do PT.
Bolsonaro conseguiu outro feito. Sua taxa de rejeição, antes acima dos 40%, caiu para 37%, enquanto a de Haddad subiu para 47%. O desempenho do candidato do PSL é resultado de uma campanha de mensagens simples, mas eficazes. Bolsonaro promete mudança ao eleitor desencantado e, para aumentar a rejeição a Haddad, bate no PT, associado à corrupção do sistema político.
Ainda há tempo, em tese, para Haddad protagonizar uma virada. Mas essa meta parece cada vez mais distante — e não só pela diferença de 18%. O tamanho do desafio de Haddad pode ser medido pelo fato de que não basta para ele atrair os eleitores que dizem que vão votar em branco ou nulo — 9%, segundo o Ibope. Para uma virada, Haddad precisa tirar votos de Bolsonaro.
O candidato do PSL não tem dado, porém, margem para erros. Sua campanha é profissional. Com base em atestados médicos, reduziu a exposição a debates e, depois de um primeiro turno focado nas redes sociais, está fazendo uma propaganda para a TV igualmente bem produzida.

Guilherme Evelin, O Globo