quinta-feira, 1 de março de 2018

Bill Gates critica criptomoedas: 'Tecnologia que causou mortes'


Filantropo e cofundador da Microsoft, Bill Gates - JUSTIN TALLIS / AFP


LOS ANGELES — Apontado como o segundo homem mais rico do mundo pela revista "Forbes", com fortuna estimada em US$ 91,6 bilhões, o cofundador da Microsoft Bill Gates frisou que não vê com bons olhos as criptomoedas e atribuiu à circulação delas o impulso ao tráfico de drogas e a mortes.


Em uma série de perguntas e respostas com internautas na plataforma "Reddit", Gates explicou que o anonimato das criptomoedas serve hoje para encobrir fins ilícitos na circulação de ativos. O americano chegou a ligar diretamente o sistema à ocorrência de mortes.

"O principal ativo das criptomoedas é o seu anonimato. Eu não acho que isso seja boa coisa. A habilidade do governo de encontrar lavagem de dinheiro, evasão de divisas e financiamento de terroristas é boa coisa. Neste momento, as criptomoedas são usadas para comprar fentanil e outras drogas, então é uma rara tecnologia que causou mortes de modo direto. Eu acho que a onda especulativa em torno das ICOs (ofertas iniciais de moeda) e das criptomoedas é um grande risco para aqueles que se envolvem", destacou o filantropo.

Em alta no começo do ano — sobretudo em função da ascensão dos bitcoins, desvalorizados mais tarde — as criptomoedas tomaram o debate econômico pelo mundo e dividiram a classe entre os que enxergavam um sistema perigoso e inflado e os que viam uma oportunidade de gerir finanças sem o intermédio de instituições financeiras tradicionais.

Um internauta ainda questionou Gates se ele enxergava, em um futuro próximo, uma crise financeira similar à de 2008, em referência ao estouro da bolha imobiliário americana que custou empregos e empresas por todo o mundo. O bilionário garantiu ao usuário que uma próxima onda de baixa econômica "é uma certeza".

"Sim. É difícil dizer quando, mas isto é uma certeza. Por sorte, passamos por aquela razoavelmente bem. Apesar da previsão de solavancos à frente, estou otimista sobre como a inovação e o capitalismo vão melhorar a situação dos humanos em todo lugar", frisou Gates.

O bitcoin é uma moeda digital que, até agora, não está sujeita a regulações de nenhum governo ou banco central. As transações são feitas digitalmente, sem nenhum banco intermediar. Como o dinheiro em espécie, o bitcoin permite que os usuários gastem ou recebam os recursos de forma anônima, ou em grande parte anônima, através da internet.

Milhares de computadores no mundo validam transações e adicionam novos bitcoins ao sistema. Existem outras moedas digitais, mas o bitcoin é a mais popular.