Com Blog Mariana Barros - Veja
A arquiteta iraquiana Zaha Hadid divulgou as imagens do primeiro prédio brasileiro a levar sua assinatura. É o hotel Casa Atlântica, que será erguido em frente à praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no terreno da antiga Casa das Pedras, a última casa da Avenida Atlântica, perto da Rua Santa Clara. O lote de 25 x 70 metros foi arrematado no ano passado por 32 milhões de reais pelo empresário Omar Peres, disposto a erguer ali um hotel de altíssimo padrão.
Foi dele a iniciativa de procurar Zaha para elaborar o projeto. Eles se encontraram pela primeira vez em outubro do ano passado, quando jantaram em Londres para tratar do negócio. Nascida em Bagdá, Zaha tem na capital inglesa a sede de seu escritório. Antes de aceitar a proposta, a arquiteta exigiu ter liberdade para criar o que quisesse. Peres aceitou, mas impôs uma condição: que ela projetasse um edifício baixo o suficiente para não fazer sombra na praia, respeitando as exigências da prefeitura. O resultado é uma construção de onze andares com 65 apartamentos e uma piscina na cobertura. Já a fachada lembra uma espinha dorsal, com curvas acentuadas. Desenhos curvilíneos são marca do trabalho de Zaha, a única mulher a vencer o prêmio Pritzker (em 2004), equivalente ao Nobel da arquitetura.
“O projeto de Casa Atlântica continua a composição formal libertadora e espacial fluxo inerente a rica tradição modernista do Brasil e se envolve com o ritmo único e vitalidade da cultura de praia urbana de Copacabana, bem como a fluidez do seu famoso calçadão Burle Marx”, disse a arquiteta em nota.
A Casa Atlântica será um hotel seis estrelas com bandeira própria. Seu diferencial serão os serviços oferecidos aos hóspedes como carro para buscar no aeroporto, bebida à vontade nas suítes, mordomo 24 horas, reservas de shows e restaurantes e spa incluso. Cada diária deve ficar em torno de 1.000 dólares. Seu concorrente direto será o Hotel Fasano, inaugurado em 2007 e também de frente para o mar, na Avenida Vieira Souto. O início da construção está previsto para março.