segunda-feira, 27 de março de 2023

Ipea estima crescimento de 11% para a agropecuária brasileira em 2023

Produção rural é chave para a economia do país 
Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta usado na produção agropecuária brasileira | Foto: Divulgação/Embrapa Cerrados
Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta usado na produção agropecuária brasileira | Foto: Divulgação/Embrapa Cerrados

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que a agropecuária brasileira cresça cerca de 11% em 2023. A produção rural é um setor-chave para a economia do país.

Na estimativa do Ipea para os resultados da produção agropecuária, o destaque ficou para o aumento do valor estimado para a produção vegetal (14%). Entre os fatores para o desempenho desse segmento está o aumento da safra de soja, previsto pela Companhia Nacional de Abastecimento em 20%. O grão é o carro-chefe do agronegócio do Brasil.

Além disso, contribuiu para o crescimento previsto pelo Ipea para a agropecuária brasileira a alta próxima a 2% que o instituto projeta para a criação animal. “As produções de bovinos, suínos e aves devem continuar sendo aquelas que mais contribuirão positivamente em 2023”, informa o órgão em nota.

“Estimamos que a produção de bovinos deverá crescer 2,4%, ainda aproveitando a parte positiva do ciclo desse segmento”, informa o texto. “Para a produção de suínos, nossa estimativa é de desaceleração, porém com resultado ainda expressivo, crescendo 5% em 2023. Além disso, após um resultado bem menos negativo no terceiro trimestre de 2022, esperamos que a produção de leite apresente uma tendência de melhora, que deverá culminar em crescimento de 1,3%, em 2023.”

Artur Piva, Revista Oeste