sexta-feira, 31 de março de 2023

Zanin tem torcida, mas ‘eleito’ deve sair do STJ

 

Zanin é um dos cotados para o STF. (Foto: Ricardo Stuckert).


O presidente Lula (PT) está inclinado a indicar para o Supremo Tribunal Federal (STF) um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e há dois candidatos que o agradam, mas um manifesto de “advogados de direita” chamando de “afronta” a eventual escolha de Cristiano Zanin, deu força ao advogado do presidente. Mas ainda é forte a possibilidade de o escolhido vir a ser o ministro Benedito Gonçalves (STJ), cujas decisões no TSE, durante a campanha de 2022, encantaram o atual presidente.

Bochechas afagadas

Viralizou vídeo de Lula afagando a bochecha de Benedito na posse do atual presidente do TSE, após ouvir um cochicho que o agradou.

Cota racial no STF

Nomear um negro é politicamente importante para Lula, como mostrou sua opção por Joaquim Barbosa. Há dez anos não há negro no STF.

Ainda cedo para Zanin

Lula pode indicar Zanin, mas seria apenas para contrariar os críticos e se livrar da pressão da ativista radical Janja. Mas ele acha cedo para isso.

Expulsória antecipada

O falatório sobre o STF pegou fogo após Ricardo Lewandowski confirmar que antecipou sua aposentadoria em um mês, para o próximo dia 11.

Diário do Poder