segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Que vexame! Maduro cancela reunião com Lula

 Decisão da segurança nacional venezuelana

Decisão foi da segurança nacional venezuelana
Decisão foi da segurança nacional venezuelana | Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert/PT

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, cancelou a reunião bilateral que teria com o presidente Lula nesta segunda-feira, 23, em Buenos Aires, na Argentina. Conforme noticiou o jornal O Globo, o encontro, que ocorreria às 16 horas, foi desmarcado, por decisão da segurança nacional venezuelana.

Os integrantes do governo da Venezuela não poderiam garantir as condições necessárias da segurança de Maduro durante sua estadia na Argentina. Agora, o governo brasileiro e o venezuelano tentam estabelecer um encontro por videoconferência. A reunião deveria abordar a situação da Venezuela em relação ao Mercosul, visto que o país foi suspenso do bloco econômico em 2016.

Essa seria a primeira vez que Lula e Maduro se encontrariam como presidentes. Nos dois primeiros mandatos do petista, o ditador era, inicialmente, presidente da Assembleia Nacional. Depois, tornou-se chanceler da Venezuela. O presidente venezuelano deveria viajar a Buenos Aires para participar da sétima cúpula de chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail noponto@revistaoeste.com.


Revista Oeste