segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Ex-presidiário promove nova dispensa de militares

 Exonerações publicadas no Diário Oficial da União

No total, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dispensou 89 militares do governo
No total, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dispensou 89 militares do governo | Foto: Agência Brasil

O governo do ex-presidiário ampliou, nesta segunda-feira, 23, a lista de militares dispensados de funções ligadas ao Executivo federal.

Em nova resolução publicada no Diário Oficial da União, quatro oficiais do Exército foram retirados de cargos na Vice-Presidência da República, chefiada por Geraldo Alckmin.

No total, o presidente dispensou 89 militares do governo — dos quais 39 atuavam no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, e outros 46 na Coordenação de Administração do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente.

Entre os dispensados pelo governo estão Cabo Matheus Augusto Borges Pessoa, o Sargento Evaldo Cristiano Nunes Moura e tenente-coronel Alexandre de Assis Lauria, todos do Exército e que atuavam na Assessoria Militar da Vice-Presidência. Também foi exonerado o cabo Paula Jhonatan Soares de Souza, do Exército, que estava na função de especialista no Departamento de Administração e Finanças.

“Crise de confiança” com militares

O presidente Lula demitiu o comandante do Exército, general Júlio César de Arruda. A decisão foi comunicada ao militar no sábado 21. A medida ocorre em meio à “crise de confiança” do governo nas Forças Armadas.

Arruda estava no Exército desde 28 de dezembro, antes da posse do petista. A demissão teria sido sacramentada em virtude da “falta de disposição” do general de tomar providências para reduzir as desconfianças de Lula em relação a alguns militares. A crise se intensificou depois dos atos de vandalismo registrados em Brasília, no domingo 8.

Revista Oeste