A companhia de Mark Zuckerberg registrou o crescimento mais lento em uma década
A Meta, controladora dos aplicativos Facebook, Instagram e WhatsApp, registrou no último trimestre o crescimento mais lento da companhia nos últimos 10 anos. O balanço financeiro da empresa foi divulgado na quarta-feira 27.
Segundo o documento, a receita da companhia cresceu apenas 7% de janeiro a março deste ano na comparação com os três primeiros meses de 2021.
Além disso, a companhia de Mark Zuckerberg registrou diminuição de 21% do lucro líquido na comparação trimestral ano a ano, saindo de US$ 9,4 bilhões no ano passado para US$ 7,4 bilhões em 2022.
Número de usuários
Neste ano, o relatório apontou que houve um crescimento no número de usuários mensais. Até 31 de março, as redes sociais de Zuckerberg somavam quase 3 bilhões de usuários por mês, aumento de 3% na comparação com igual período do ano passado.
Além disso, o Facebook expandiu o número de usuários ativos diários — métrica mais precisa para se medir o uso de uma rede social no curto prazo. Em 2022, são 1,9 bilhão de pessoas ativas todos os dias no Facebook, aumento de 4% ante 2021.
Anúncios
Já em anúncios, por onde as plataformas geram receita, foi registrado aumento de 15%, sem valores revelados. Ao mesmo tempo, o custo por publicidade caiu 8%.
“Fizemos progressos nesse trimestre em várias prioridades-chave da companhia, e permanecemos confiantes nas oportunidades e crescimentos de longo prazo que nossos produtos irão destravar”, afirmou Mark Zuckerberg, presidente executivo do grupo, em nota publicada no balanço.
Metaverso ainda dá prejuízo
A principal aposta de Zuckerberg para o futuro da empresa, o metaverso continua operando no vermelho. A divisão de realidade aumentada da companhia, batizada de Reality Labs, aumentou o prejuízo de operação para US$ 2,9 bilhões, ante US$ 1,8 bilhão do mesmo trimestre de 2021.
Por outro lado, a receita gerada pela unidade do metaverso subiu para US$ 695 milhões, aumento de 30% em relação aos três primeiros meses do ano passado.
Pós-tombo
Esse é o primeiro resultado apresentado ao mercado depois do balanço de 2021. Nos resultados referentes aos três últimos meses do ano passado, a Meta decepcionou o mercado, fazendo com que a companhia perdesse US$ 252 bilhões em valor, feito até então inédito para as empresas listadas na Bolsa de Valores americana.
O motivo foi a retração de usuários ativos pela primeira vez na história da companhia, que, desde 2005, vinha em expansão mundial com seus aplicativos.
Revista Oeste