segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Em ano de pandemia, mercado brasileiro de vinho tem salto histórico

Foram consumidos 2,78 litros para cada habitante com mais de 18 anos


uva
Trabalhador desepeja uvas na desengarçadeira | Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

Em um ano difícil para a economia brasileira, o mercado de vinhos foi na direção oposta e deu um salto histórico em 2020. O consumo per capita subiu 30% no país, em meio ao isolamento social, chegando à máxima de 2,78 litros para cada habitante com mais de 18 anos.

O ano foi especialmente positivo para o nicho historicamente menos prestigiado das vinícolas nacionais: o de vinhos finos. Segundo a Ideal Consulting, que acompanha a evolução do setor, as vendas desses produtos dobraram.

Excluindo os espumantes, o mercado brasileiro ainda está concentrado nos vinhos de mesa. Esse produto – associado principalmente aos garrafões de 5 litros, mas não mais restrito a eles – representa 63% da produção nacional.

Afonso Marangoni, Revista Oeste