terça-feira, 23 de julho de 2019

Bolsonaro reclama de ausência da PM baiana em inauguração de aeroporto na Bahia

Pouco antes de embarcar para viagem a Vitória da Conquista, na Bahia, onde participa da inauguração do aeroporto Glauber Rocha, o presidente Jair Bolsonaro reclamou no Twitter de uma decisão do governador Rui Costa (PT), que não colocou a Polícia Militar do Estado para fazer a segurança do evento.
"Lamentável a decisão do governador da Bahia que não autorizou a presença da Polícia Militar para a nossa segurança. Pior ainda, passou a responsabilidade de tal negativa ao seu Comandante Geral", escreveu Bolsonaro no Twitter.
Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) Foto: Isac Nóbre/PR - 21/7/2019
Em entrevista à Rádio Metrópole, Rui Costa falou sobre sua decisão, como mostrou o site BR18.  “Quem é impopular e tem medo de ir para às ruas, fica em seu gabinete. Se o evento é exclusivamente federal, as forças federais cuidem da segurança do presidente. Eu não posso colocar PM para entrar em conflito com as pessoas que querem ver o aeroporto”, disse o governador. 


O porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, afirmou que Bolsonaro destacou ser importante inaugurar o aeroporto pelo estímulo ao turismo e à economia local. Segundo ele, o Planalto não se preocupa com eventuais críticas ao presidente ou protestos no evento. “Em qual cidade nosso presidente chega e não é ovacionado? Em todas (é ovacioado). E não seria diferente na cidade onde temos apreço pelo prefeito e pelo povo”, disse o porta-voz.
Segurança. Com a negativa do governo do Estado em disponibilizar o efetivo da PM, a segurança no acesso ao Aeroporto está sendo feita pela Polícia do Exército, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, em efetivo bastante reduzido se comparado a outros eventos presidenciais. 
Segurança Vitória da Conquista
Segurança do evento em Vitória da Conquista está sendo feita por forças federais 
Foto: Felipe Frazão/Estadão

Vitória da Conquista
Segurança do evento de inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista (BA) 
Foto: Felipe Frazão/Estadão

Com informações de Matheus Lara, O Estado de S.Paulo