Com O Globo e agências internacionais
NOVA YORK — A democrata Hillary Clinton supera em seis pontos percentuais seu rival republicano Donald Trump em uma pesquisa de opinião desta sexta-feira. Os candidatos à Presidência dos EUA travam uma disputa direta e ainda mais intensa após terem suas candidaturas às eleições de novembro confirmadas por suas respectivas legendas. Na quinta-feira, Hillary aceitou oficialmente a indicação democrata na convenção partidária em Filadélfia.
Segundo a pesquisa Ipsos/Reuters, quase 41% dos eleitores atualmente são a favor de Hillary, enquanto 35% ficam do lado de Trump. Os outros 25% do entrevistados escolheram a opção “Outro”.
No total, 1.043 pessoas foram consultados pela enquete. A margem de eror é de quatro pontos percentuais.
A ex-secretária de Estado fez um discurso otimista na quinta-feira, durante a Convenção Nacional Democrata. Ela se tornou a primeira mulher a conquistar a indicação à candidatura presidencial em um grande partido dos EUA.
No discurso mais longo da sua carreira aos olhos do público, que já completa 25 anos, Hillary se classificou como uma líder firme para um momento decisivo no país. Em ataque ao seu rival, ela contrastou sua personalidade com o que descreveu como “o temperamento perigoso e volátil” de Trump.
Uma pesquisa Ipsos/Reuters separada levou em consideração as opções de votar também em Gary Johnson, do Partido Libertário, e em Jill Stein, do Partido Verde. Neste caso, Hillary e Trump ficam empatados com 37% das intenções de voto. Johnson vem atrás com 5% e, em seguida, Stein com 1%. A margem de erro, neste caso, é de 3 pontos percentuais.