Pesquisa do movimento Agora!, em parceria com o instituto Ideia Big Data, mostra que, para 49% da população, acabar com a corrupção deve ser a prioridade do próximo governo. Em segundo lugar, no levantamento estimulado, aparece melhorar a educação, com 45%, seguido da saúde, com 42%. Melhorar a segurança pública está em quarto lugar, com 29,5%. Foram ouvidas 3 mil pessoas, via telefone, entre os dias 8 e 15 deste mês, em 22 estados e no Distrito Federal.
Para Humberto Laudares, um dos fundadores do Agora!,—movimento que quer renovar a política— embora a preocupação da população com a corrupção fosse esperada, por causa dos escândalos recentes, o resultado da pesquisa não deixa de ser surpreendente.
— Vamos discutir mecanismos institucionais e políticas públicas que possam minimizar a corrupção, como fortalecimento de controles e, obviamente, transparência bem mais radicalizada, seja nos governos, seja no ambiente político. Esse é um debate importante para o ano eleitoral — disse Laudares.
A geração de emprego e renda foi apontada por 49% como prioridade para a melhoria da segurança em suas cidades, também em pergunta com resposta estimulada. Em seguida aparece a garantia da aplicação e do cumprimento da pena, com 35%, e medidas de integração social, com 33%. Aumento do efetivo das polícias está em quarto lugar, com 23,7%, seguido de aumento de penas, com 20%.