sábado, 3 de março de 2018

Meirelles diz que projeto de reforma tributária está em fase final


Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles - NACHO DOCE / REUTERS


Bárbara Nascimento, O Globo



O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta sexta-feira, ao “Programa do Ratinho”, no SBT, que a Receita Federal está em fase final de elaboração do projeto de simplificação tributária. Segundo ele, a equipe econômica está discutindo os detalhes com as lideranças do Congresso e a proposta será apresentada “ainda este ano”. Questionado, ele também afirmou achar o imposto único “positivo”, mas ponderou que teria que se discutir com o Legislativo uma forma de divisão da arrecadação que tivesse a concordância de estados e municípios:


— Temos um projeto de simplificação tributária que está quase pronto na Receita e vamos apresentar ainda esse ano.

Instigado pelo apresentador, o ministro disse considerar “uma boa ideia” a privatização de presídios. Ele destacou que isso está sendo feito em vários países, mas que é necessário deixar claro às empresas quais são suas obrigações.

Em um tom mais enfático, o ministro ainda afirmou que o desemprego atual foi causado por uma “incompetência dos governantes” e por uma “política econômica equivocada”. 

Segundo ele, sobretudo depois de 2011, houve gastos excessivos, que geraram a crise econômica.

— Porque ocorreu a crise? Incompetência dos governantes. Toda uma política econômica equivocada que foi tomada em vários anos, gastando muitos recursos do governo, começando obras que não foram terminadas.Tudo isso gerou a crise.

Ele ainda destacou que o número de vagas de emprego sendo criadas no país aumentou. Mas que, com a recuperação da economia, pessoas que não estavam procurando um posto de trabalho passaram a fazê-lo, o que aumentou também o número de desempregados contabilizados nos dados oficiais.

O ministro voltou a dizer que só irá tomar a decisão sobre possível a candidatura à Presidência da República em abril, quando vence o prazo para que ele desista do cargo de ministro para concorrer ao processo eleitoral. Questionado por um telespectador sobre os episódios de constrangimento sofridos por políticos nos últimos meses, por parte de cidadãos, ele afirmou que a população está cansada e quer mais seriedade dos políticos. Mas aproveitou a deixa:

— A população agora está exigindo responsabilidade, seriedade e honestidade. Mas não é todo homem público que está sofrendo constrangimento. Eu, por exemplo, tenho sido elogiado.