sexta-feira, 14 de abril de 2023

‘Existe uma total falta de conhecimento do agro’, diz Letícia Jacintho

 

A fundadora do movimento De Olho no Material Escolar, Leticia Jacintho, é a entrevistada no programa As Liberais | Foto: Márcio Komura/Revista Oeste


A produtora rural Letícia Jacintho, fundadora do movimento De Olho no Material Escolar, foi a convidada do programa As Liberais desta semana


No auge da pandemia de coronavírus, enquanto acompanhava uma aula on-line da filha, a produtora rural Letícia Jacintho se assustou com uma redação produzida a pedido da professora. Escrita em primeira pessoa como se fosse um indígena, a menina pedia que não fosse comprado açúcar dos agricultores do Centro-Oeste, porque eles seriam os responsáveis pela pobreza da família e pela morte de seus país.

Ao ler aquilo, Letícia externou sua indignação nas redes sociais. Aquele sentimento foi compartilhado por mães que haviam passado por situações semelhantes, que compartilharam com outras mulheres. Assim surgiu o movimento De Olho no Material Escolar, que hoje possui representantes em quase todos os Estados brasileiros.

Em vez de apenas reclamar na internet ou mesmo nas escolas, essas mulheres decidiram agir. Começaram a levar professores, alunos e os responsáveis pelas editoras que publicam os livros didáticos para conhecerem de perto a realidade do agronegócio brasileiro. Assim, além das mudanças em sala de aula, o movimento conseguiu também o comprometimento das próprias editoras em alterar o que havia no material escolar. “Mais do que má-fé, o que existe é uma total falta de conhecimento sobre o agro”, constata Letícia.

Apresentado pelas jornalistas Branca Nunes e Paula Leal, o programa As Liberais vai ao ar toda terça-feira, às 20h30. Semanalmente, a dupla conversa com mulheres de destaque no cenário nacional. Aproveitem este espaço para sugerir nomes de entrevistadas que vocês gostariam de ver por aqui. E não deixem de se inscrever no nosso canal no YouTube.

Revista Oeste