Segundo o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), a comissão vai investigar quem são os interessados em invasões de terras
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), comemorou o avanço da CPI do MST na Câmara. Pelas redes sociais, o parlamentar afirmou que a comissão vai desvendar quem financia os grupos que promovem invasões de terras no país.
“Vamos descobrir quem está pagando esses movimentos, quem são os interessados nessa bagunça no campo”, afirmou Lupion por meio de postagem no Twitter. De acordo com ele, a instalação da comissão será responsável por “dar segurança jurídica aos nossos produtores”.
A postagem de Lupion foi ao ar minutos depois de o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), autorizar a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito dedicada a investigar os interesses e os financiadores por trás de grupos como o Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) — por isso, tem sido chamada de CPI do MST.
Comandada por Lupion, a FPA reúne mais de 300 deputados federais e senadores e se apresenta como colegiado em favor dos interesses dos produtores rurais e das atividades agropecuárias, o que a faz ser conhecida como bancada do agro.
Bancada do agro apoia a instalação da CPI do MST
A bancada do agro vinha há mais de um mês defendendo a instalação da CPI do MST. Para isso, o colegiado incorporou em um único requerimento propostas então diferentes apresentadas por três de seus membros na Câmara dos Deputados: Kim Kataguiri (União-SP), Ricardo Salles (PL-SP) e Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS).
CPI do MST: proposta de ped… by Anderson Scardoelli
A autorização da instalação ocorre dois depois de ao menos quatro governadores declarem apoio à CPI do MST. Em reunião com dirigentes da FPA, em Brasília, Mauro Mendes, Ronaldo Caiado e Ratinho Júnior, respectivamente mandatários de Mato Grosso, Goiás e do Paraná, marcaram posição contra a série de invasões de terra promovida neste ano. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, não compareceu à reunião, mas enviou representantes para dar apoio à solicitação idealizada pela bancada do agro.
“Boa notícia para você, que assim como eu, não gosta de baderna, não gosta de bagunça e gosta do cumprimento de leis”, disse Lupion depois da leitura do requerimento da CPI pelo presidente da Câmara.
Comissão desagrada o covil do PT
A instalação da CPI do MST desagrada o Partido dos Trabalhadores (PT). Presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann lamentou o avanço da comissão na Câmara. Por meio do Twitter, a dirigente partidária prestou solidariedade ao grupo invasores de terras. Segundo ela, “isso só vai criminalizar o movimento social”.
Com Revista Oeste