Número de profissionais dispensados não foi revelado
O jornal O Estado de S. Paulo está promovendo mudanças na estrutura da equipe de redação. A alteração prevê demissões, criação de novas área e reorganização de editorias. A informação foi publicada na quarta-feira 26, pelo Portal dos Jornalistas.
Conforme o site, houve pelo menos quatro demissões de jornalistas de ontem. Entre os profissionais estão o repórter de política Pedro Venceslau e os editores Fabio Sales, Daniel Fernandes e Eliana de Souza. Ainda segundo o Portal dos Jornalistas não se sabe ao certo quantos profissionais foram dispensados.
Com as mudanças, o editor-chefe David Friedlander ficará responsável pelo recém-criado Comitê de Planejamento Editorial, que responde diretamente ao diretor de jornalismo, Eurípedes Alcântara. O comitê terá como objetivo planejar e criar pautas e parcerias para as versões impressa e digital do Estadão.
Já a estrutura da redação, onde estão as principais mudanças, passará por um processo definido internamente como de verticalização das editorias, com a estrutura sendo dividida em quatro editorias executivas de acordo com o foco e objetivo de cada grupo editorial. O jornal não informou o total de demissões.
Circulação de jornais cai
De acordo com dados do Instituto Verificador de Comunicação, 15 dos principais jornais brasileiros registraram queda de 16%, em média, na circulação em 2022.
A tiragem média diária somada dessas publicações terminou o ano passado em 395 mil exemplares. A soma dos exemplares impressos do ano passado equivale a apenas 46% do total de quatro anos atrás, quando chegava a quase 845 mil.
Leia mais
Revista Oeste