domingo, 30 de abril de 2023

Terroristas invadem fazenda da família de Tereza Cristina

Propriedade rural localizada em Mato Grosso do Sul foi invadida neste domingo


A senadora Tereza Cristina: fazenda invadida em MS | Foto: Geraldo Magela/Agência Senado


Um grupo de oito pessoas invadiu, na manhã deste domingo, 30, a Fazenda Santa Eliza. Localizada no município de Terenos (MS), a propriedade rural pertence à família da senadora Tereza Cristina (PP-MS).

Ao site Campo Grande News, a parlamentar, que foi ministra da Agricultura e Pecuária no governo de Jair Bolsonaro, confirmou a invasão, mas afirmou que os manifestantes foram expulsos do local ainda na manhã deste domingo.

“A polícia foi acionada e foi muito ágil”, disse Tereza. “Todos foram retirados pacificamente”, complementou a senadora ao destacar que não houve violência contra os invasores de terra, que se identificaram como integrantes do Acampamento Fênix — que não faz parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Apesar de não ter relação oficial com o MST, o advogado da família de Tereza Cristina, Brenner Lucas Dietrich Espíndola, alegou que os invasores sinalizaram ter, sim, ligação com o movimento. “Eles adentraram à área de reserva legal da propriedade e lá fincaram uma bandeira do MST”, disse Espíndola, segundo o site do jornal Correio do Estado.

A seccional sul-mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS) lembrou, em nota, que o direito de propriedade é assegurado pela Constituição Federal. Dessa forma, a entidade repudiou o ato de invadir terras e informou que acompanhará os desdobramentos do caso envolvendo a fazenda de Terenos.

“A OAB-MS defende os direitos e garantias constitucionais, notadamente o direito de propriedade garantido no artigo 5º, XXII”, informa a entidade. “O respeito ao direito de propriedade será sempre farol da instituição, barreira intransponível de um Estado que se pretenda de Direito.”

Tereza Cristina é favorável à CPI do MST

cpi do mst tem apoio de governadores
Foto: Reprodução/MST

A invasão à fazenda da família de Tereza Cristina ocorre dias depois de o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), autorizar a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dedicada a descobrir quem são os financiadores do MST e de outros grupos invasores de terras. Integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária, a senadora é favorável à realização da CPI.

Anderson Scardoelli, Revista Oeste