segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

‘Derrotaremos o Brasil para construir o socialismo’

 Extremistas de esquerda deram um grito de guerra durante a posse do presidente Lula

Militantes de extrema esquerda marcham na Esplanada dos Ministérios com grito de guerra a favor do socialismo - 01/01/2022 | Foto: Reprodução
Militantes de extrema esquerda marcham na Esplanada dos Ministérios com grito de guerra a favor do socialismo - 01/01/2022 | Foto: Reprodução

Durante a posse do presidente Lula (PT), militantes de extrema esquerda entoaram um grito de guerra na Esplanada dos Ministérios. Em vídeos que circulam na internet, é possível ouvir os esquerdistas cantando: “Derrotaremos o Brasil para construir o socialismo”. As imagens mostram o grupo vestindo camisetas com símbolos do comunismo e marchando de forma organizada.

Os extremistas também falam em “acabar com o fascismo” no país. “Estou aqui para construir o socialismo”, dizem os militantes.

Durante o seu discurso de posse, Lula atacou e ameaçou Jair Bolsonaro, sem citar o nome do ex-presidente. Segundo ele, houve uma clara tentativa de subjugar a nação a desígnios ideológicos. “Quem errou responderá por seus erros, com direito amplo de defesa, dentro do devido processo legal”, disse Lula.

“O mandato que recebemos, diante dos adversários inspirados no fascismo, será defendido com os poderes que a Constituição confere à democracia”, disse. “Ao ódio, responderemos com amor. À mentira, com a verdade. Ao terror e à violência, responderemos com a lei e suas mais duras consequências.”

Ainda em discurso, o petista afirmou que vai criar instâncias de controle de informação e vai responsabilizar os meios de comunicação que publicarem o que ele entende como “desinformação”.

Leia também: “A imensidão dos sem-sigla”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 145 da Revista Oeste

Cristyan CostaRevista Oeste