É o paranaense Ênio Verri...
O deputado federal Ênio Verri (PT-PR) foi indicado como novo presidente da Itaipu Binacional, na quinta-feira 26, depois de reunião com a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, a deputada federal paranaense Gleisi Hoffmann. Verri substitui o almirante Anatalicio Risden Junior, nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em janeiro de 2022.
O segundo nome em disputa era de Jorge Samek, que tinha presidido a estatal entre 2003 e 2016, nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer. Também chegou a se cogitar os nomes de outros dois petistas: o deputado estadual Arilson Chiorato e o ex-governador Roberto Requião. Samek era o preferido de Lula, mas Verri, deputado federal no terceiro mandato, acabou conseguindo a vaga.
Reeleito em outubro, com 95 mil votos, ele terá que renunciar à cadeira na Câmara dos Deputados para poder assumir o cargo de dirigente da Itaipu. Natural de Maringá, Verri ingressou na vida política em 2001, quando foi nomeado secretário municipal de Fazenda de Maringá, na gestão de José Cláudio Pereira Neto (PT).
Em 2004, a convite do então deputado federal Paulo Bernardo (PT), foi para Brasília, para ser assessor técnico da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. No ano seguinte, Verri assumiu a chefia de gabinete do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Em 2007, foi eleito deputado estadual e em 2015, federal. Já disputou a prefeitura da cidade natal duas vezes, sem sucesso.
Revista Oeste