domingo, 1 de setembro de 2019

Apesar de resistência, acordo para corte no Sistema S deve ter êxito

É baixa a chance de fracassar o acordo anunciado na sexta (30) pelo governo para reduzir a contribuição aos caixas do sistema S, segundo um dos protagonistas do acerto pelo governo. Embora ainda falte aprovação pelos conselhos das entidades, a expectativa é de êxito porque seus representantes só teriam iniciado as tratativas após confirmar que haveria maioria.
Entre as federações e confederações, houve resistência. Mas acabaram convergindo porque lideranças importantes concluíram que seria melhor chegar a um acordo do que ficar em atrito com o governo, de acordo com a avaliação de quem participou das negociações.
Em discurso na Firjan em dezembro do ano passado, Paulo Guedes, ainda antes de assumir seu posto no ministério da Economia, defendeu os cortes com a famosa frase de que seria preciso “meter a faca” no sistema S.
Ainda nesta sexta, Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Sesi-SP, foi recebido por Paulo Guedes. Minutos antes de entrar na reunião, ao ser questionado sobre qual assunto trataria, ele ironizou. Disse que, com o ministro da Economia, só poderia falar sobre economia.


Joana Cunha, Folha de São Paulo