segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Mercado interrompe redução da prévia da inflação

 A previsão foi revisada para baixo nas 17 semanas anteriores

Por meio do IPCA, o IBGE mede a inflação
Por meio do IPCA, o IBGE mede a inflação | Foto: Reprodução/Pixabay

Depois de 17 semanas seguidas de baixa, o mercado elevou a estimativa da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O Banco central publica a projeção toda segunda-feira por meio do Relatório Focus.

O IPCA é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na edição desta segunda-feira, 31, a prévia para o fechamento do indicador em 2022 ficou em 5,61%. Ou seja: 0,01 ponto porcentual acima da previsão anterior. Por outro lado a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano se manteve a mesma da semana passada: 2,76%.

Nesta segunda-feira foi a primeira vez que o Banco Central publicou o Relatório Focus depois da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República. Os dados, entretanto, refletem as expectativas do mercado anteriores ao resultado das urnas.

De acordo com o Banco Central, o Relatório Focus traz estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. O documento mostra a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de inflação calculados pelo IBGE, crescimento do PIB, câmbio, taxa Selic, resultado da balança comercial e dívida líquida do setor público, entre outros indicadores para o Brasil.

Artur Piva, Revista Oeste